Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Tontura e Vertigem? Não Deixe que Atrapalhe o Seu Equilíbrio

Tontura e Vertigem? Não Deixe que Atrapalhe o Seu Equilíbrio

Tontura ou perda de equilíbrio, às vezes chamada de vertigem é a segunda queixa mais comum que os médicos ouvem, principalmente dos idosos. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde , a tontura ocorrerá em 70% em algum momento de suas vidas. Se a tontura é passageira ou crônica pode indicar a gravidade dos riscos potenciais à saúde para você como indivíduo.

Tontura e vertigem geralmente se enquadram em duas categorias:

Ataques agudos de tontura, vertigem ou perda geral de equilíbrio que podem durar alguns segundos ou algumas horas, uma sensação persistente de desequilíbrio, instabilidade ou o que algumas pessoas chamam de perda de firmeza.

Embora você possa se sentir impotente quando é atingido por uma tontura, há muita esperança para esses problemas de equilíbrio. O diagnóstico adequado e as opções de tratamento foram aprimorados nos últimos tempos, tornando a tontura um problema muito mais fácil de resolver.

Por que estou perdendo meu equilíbrio?

Para ajudar a equilibrar seu corpo, seu cérebro requer informações do ouvido interno, dos olhos e do corpo para determinar onde está em relação a outros objetos. Seu cérebro usa essas informações para determinar quais movimentos seu corpo deve fazer com base no que está acontecendo ao seu redor. Se qualquer uma das várias partes deste sistema complicado não funcionar corretamente, pode ocorrer uma perda de firmeza ou problemas com a coordenação do movimento.

O processo natural de envelhecimento pode afetar esses sentidos, bem como a capacidade do sistema nervoso central de interpretá-los e reagir a eles rapidamente. Os médicos geralmente ouvem queixas de que os pacientes podem ver um meio-fio ou um degrau, mas não são capazes de reagir com rapidez suficiente para manter o equilíbrio.

Com o diagnóstico adequado e exercícios terapêuticos, como o retreinamento do equilíbrio, muitos idosos podem retornar a um estilo de vida mais ativo.

Fatos sobre tontura e equilíbrio

  • A perda de equilíbrio afetará milhões de pessoas em algum momento de suas vidas.
  • Mais de 9 milhões de pessoas a cada ano consultam seus médicos para encontrar soluções para suas tonturas, que é a queixa número um para indivíduos com mais de 70 anos.
  • As quedas relacionadas ao equilíbrio são responsáveis ​​por mais da metade de todas as mortes acidentais na população idosa e causam mais de 300.000 fraturas de quadril a cada ano em indivíduos com mais de 65 anos.
  • Alguns distúrbios do ouvido interno, como a doença de Ménière ou a vertigem posicional benigna, apresentam sintomas que são praticamente indistinguíveis para a maioria das pessoas.
  • Por causa de como eles afetam a capacidade de um indivíduo de ficar de pé, andar, ver claramente, pensar com clareza, ler, assistir televisão e tomar decisões, esses distúrbios são frequentemente diagnosticados erroneamente como esclerose múltipla e depressão clínica.
  • As crianças com distúrbios tratáveis ​​do equilíbrio às vezes são diagnosticadas incorretamente como deficientes de aprendizagem, disléxicas ou psicologicamente perturbadas.
  • Traumatismo craniano também são causas frequentes de tontura.
  • Infecções de ouvido também podem causar distúrbios.

Tratamento para tontura e vertigem

O tratamento para a vertigem depende do que a está causando. Em muitos casos, a vertigem desaparece sem qualquer tratamento. Isso ocorre porque seu cérebro é capaz de se adaptar, pelo menos em parte, às mudanças do ouvido interno, contando com outros mecanismos para manter o equilíbrio.

Para alguns, o tratamento é necessário e pode incluir:

  • Reabilitação Vestibular. Este é um tipo de fisioterapia que visa ajudar a fortalecer o sistema vestibular. A função do sistema vestibular é enviar sinais ao cérebro sobre os movimentos da cabeça e do corpo em relação à gravidade.
  • A reabilitação vestibular pode ser recomendada se você tiver crises recorrentes de vertigem. Ajuda a treinar seus outros sentidos para compensar a vertigem.