Os fonoaudiólogos desempenham um papel importante no tratamento de crianças com Síndrome de Down. A terapia da fala melhoram e desenvolvem as habilidades de fala e inclusive ao comer melhor e beber.
Muitos pessoas com Síndrome de Down experimentarão dificuldades de fala e linguagem que levarão a habilidades de comunicação prejudicadas. Indivíduos com Síndrome de Down muitas vezes têm dificuldade em produzir certos sons da fala, com algumas falas sendo difíceis para os outros entenderem.
As crianças com síndrome de Down geralmente apresentam atraso na fala, linguagem e habilidades de comunicação e até mesmo distúrbios auditivos.
As crianças com síndrome de Down costumam ser muito sociais e usam suas habilidades não verbais (expressão facial, gestos e linguagem corporal) por mais tempo do que outras crianças da mesma idade, devido ao atraso nas habilidades de fala e linguagem.
Os fonoaudiólogos trabalharão em várias áreas da fala, linguagem e comunicação e terão como objetivo:
- Melhorar as habilidades motoras orais
- Desenvolver habilidades de comer e beber
- Desenvolva habilidades linguísticas emergentes
- Melhorar e desenvolver os sons da fala
- Use comunicação alternativa e aumentativo, por exemplo, linguagem de sinais e recursos visuais para apoiar o aprendizado de idiomas
- Melhorar distúrbios de fala mais complexos
- Aumentar o vocabulário
Fonoaudiólogos podem oferecer uma gama de intervenções eficazes para crianças com síndrome de Down. O tipo de intervenção escolhido será específico para as necessidades e habilidades do indivíduo. O fonoaudiólogo usará os pontos fortes da criança, ou seja, o uso da comunicação não-verbal para apoiar seu aprendizado de fala e linguagem.
As terapias fonoaudiologia precisam ser projetados individualmente para atender a todas as necessidades de comunicação de uma criança com Síndrome de Down. É importante que os fonoaudiólogos trabalhem em estreita colaboração com os pais/responsáveis da criança para fornecer apoio e aconselhamento sobre quaisquer problemas que a criança possa estar enfrentando.
É importante que todas as intervenções fonoaudiológicas sejam constantemente reavaliadas, pois ao longo das diferentes fases de desenvolvimento da vida da criança pode ser necessário um tratamento variado. Os fonoaudiólogos trabalharão em estreita colaboração com outros membros da equipe multidisciplinar para garantir que as intervenções sejam o mais bem-sucedidas possível.
A terapia de fala e linguagem é altamente benéfica para pessoas com Síndrome de Down, pois ajuda a apoiar, melhorar e desenvolver habilidades de fala, linguagem e comunicação. A terapia da fala e da linguagem também ajuda em qualquer dificuldade de comer, beber e engolir.
O principal objetivo da terapia de fala e linguagem para crianças com Síndrome de Down é maximizar a comunicação ao seu maior potencial em seus ambientes doméstico, educacional e social. A terapia fonoaudiológica é uma intervenção fundamental para crianças com Síndrome de Down, quanto mais cedo a criança receber terapia, melhor será o resultado para a criança que leva uma vida mais independente.
Nossa clinica conta com uma equipe especializada em terapia para crianças com síndrome de down. Agende uma consulta e venha tirar suas dúvidas.