Por que Meu Ouvido Está Entupido? O que Devo Fazer?

Por que meu ouvido está entupido?

As vezes sentimos que nossos ouvidos estão entupidos, podendo ser apenas um ou ambos. Isso é bastante comum, porém incomoda bastante. Em alguns casos o ouvido entupido pode vir a sofrer com infecções ou simplesmente desentupir sozinho.

Vamos abordar nesse post algumas causas do entupimento e dicas para você tentar aliviar esse incomodo. Lembrando que é sempre importante procurar ajuda médica independente de qualquer situação.

Possíveis causas do entupimento no ouvido

Bloqueio da trompa de Eustáquio
O bloqueio da trompa de Eustáquio é uma possível causa de uma do ouvido entupido. A trompa de Eustáquio conecta o ouvido médio à garganta. O líquido e o muco fluem do ouvido para a parte posterior da garganta através deste tubo, onde é engolido.

Mas, em vez de fluir pela garganta, às vezes o líquido e o muco podem ficar presos no ouvido médio e entupir o ouvido. Esse bloqueio geralmente acompanha uma infecção, como resfriado comum, gripe ou sinusite. A rinite alérgica também pode causar um bloqueio na trompa de Eustáquio.
Outros sintomas de ouvido entupido, são:

  • coriza
  • tosse
  • espirros
  • dor de garganta

Desbloquear a trompa de Eustáquio é importante porque o líquido aprisionado pode causar uma infecção no ouvido, que é quando uma bactéria ou infecção viral entra no ouvido médio.

A natação também pode desencadear uma infecção no ouvido. Isso acontece quando a água permanece no ouvido após nadar. Conhecido como ouvido de nadador, esse ambiente úmido incentiva o crescimento de bactérias ou fungos. Os sinais de uma infecção no ouvido incluem:

  • dor de ouvido
  • vermelhidão
  • drenagem de fluidos
  • febre

Maior altitude

Algumas pessoas experimentam entupimento temporário dos ouvidos durante o mergulho, subindo uma montanha ou voando de avião. Uma rápida mudança na pressão do ar fora do corpo causa esse bloqueio.

A trompa de Eustáquio é responsável por equalizar a pressão no ouvido médio. Mas em altitudes mais altas, nem sempre é possível equalizar a pressão corretamente. Como resultado, a mudança na pressão do ar é sentida nos ouvidos. Às vezes, um ouvido entupido é o único efeito colateral de uma mudança de altitude. Se você desenvolver doenças em grandes altitudes, também poderá sentir dor de cabeça, náusea ou falta de ar.

Acúmulo de cera no ouvido

A cera protege sua orelha limpando o canal auditivo e impedindo a entrada de detritos na orelha. A cera é normalmente macia, mas pode endurecer e causar um bloqueio no ouvido. Quando a cera desencadeia uma orelha entupida, outros sintomas podem incluir:

  • dor de ouvido
  • zumbido nos ouvidos
  • tontura

Às vezes, usar um cotonete para limpar o interior do ouvido é responsável por esses bloqueios. Cotonetes não devem ser colocados dentro da orelha. Este método de limpeza pode empurrar a cera para dentro do ouvido.

Neuroma acústico

O neuroma acústico é um crescimento benigno que se desenvolve no nervo craniano que leva do ouvido interno ao cérebro. Estes tumores são geralmente de crescimento lento e pequenos. No entanto, à medida que se tornam maiores, podem pressionar os nervos do ouvido interno. Isso pode causar um ouvido entupido, perda auditiva e um zumbido no ouvido.

Dicas para desentupir o ouvido

Algumas dicas bem simples podem ajudar você a aliviar o ouvido entupido.

  1. respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.
  2. Com o chuveiro ligado, sente-se no banheiro por 10 a 15 minutos. O vapor da água quente ajuda a afrouxar o muco no ouvido. Outra opção é colocar um pano quente na orelha.
  3. Coloque o dedo indicador no ouvido afetado e mova-o suavemente para cima e para baixo. Essa técnica ajuda a remover o líquido aprisionado. Um secador de cabelo em temperatura baixa, a alguns centímetros do ouvido, também pode ajudar a secar o fluido.

Quando você deve consultar um médico?

Se essas dicas não ajudaram, entre em contato com nossa clínica auditiva que um especialista irá ajudá-lo, se não tratar o ouvido entupido o problema pode causar danos irreversíveis.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.