A coceira nas orelhas é um problema comum que pode ser incômodo, mas geralmente não é prejudicial. O tratamento para coceira nos ouvidos depende da causa subjacente e pode incluir gotas para os ouvidos, antibióticos ou seringas.
Causas de coceira nos ouvidos podem incluir:
Às vezes, coceira nas orelhas pode ser devido a uma infecção ou a um sinal de que está se desenvolvendo.
Bactérias e vírus podem causar infecções de ouvido em conjunto com um resfriado ou gripe . As infecções também podem ocorrer se alguém tiver água presa no ouvido ou um acúmulo de cera .
As infecções crônicas do ouvido são recorrentes e podem exigir tratamento médico.
Ouvidos secos – Os ouvidos geralmente produzem óleo e cera para manter o ouvido limpo e saudável. Se as pessoas limparem muito o ouvido, isso pode remover a cera do ouvido e secá-lo, causando coceira irritante.
Outras pessoas podem não produzir cera de ouvido suficiente naturalmente, resultando em orelhas secas. Se as pessoas têm orelhas secas, elas podem notar flocos de pele seca ao redor da orelha.
Alergias alimentares – Uma reação alérgica a um determinado alimento pode causar coceira nos ouvidos. As alergias alimentares comuns incluem:
- Nozes
- Leite
- Peixes e mariscos
- Trigo e soja
As pessoas também podem sentir coceira no resto do rosto. Algumas pessoas desenvolvem urticária.
A síndrome de alergia oral é um tipo de reação alérgica relacionada ao pólen que normalmente causa coceira ao redor da boca, mas algumas pessoas também relatam coceira nos ouvidos.
Bloqueio de cera – Um acúmulo de cera pode causar coceira nos ouvidos e afetar a audição de uma pessoa.
Os ouvidos produzem cera para ajudar a manter o ouvido limpo e proteger o ouvido interno de infecções. A cera de ouvido se move naturalmente para fora do ouvido, carregando células mortas da pele e detritos, onde secará e cairá com o tempo.
Um acúmulo de cera pode acontecer se as pessoas colocarem algo no canal auditivo, que é o pequeno túnel que conecta o ouvido externo ao ouvido médio e interno.
Se as pessoas inserirem um cotonete, grampo, dedo ou pano torcido no ouvido, isso pode irritar o canal auditivo e empurrar a cera mais para trás, causando um bloqueio.
O bloqueio da cera pode prender bactérias no ouvido e causar uma infecção.
Aparelhos auditivos – Os aparelhos auditivos raramente podem causar coceira nos ouvidos por causa de seu revestimento. Algumas pessoas podem ter pele sensível.
Se as pessoas tiverem coceira no ouvido devido à pressão do aparelho auditivo, um especialista pode remodelar o aparelho auditivo para que ele se encaixe melhor.
Ouvido de nadador – Se a água ficar presa no ouvido, pode causar uma condição chamada otite externa aguda . Esta condição também é conhecida como orelha do nadador porque frequentemente afeta os nadadores.
As bactérias podem se multiplicar na água retida, causando uma infecção.
O ouvido do nadador pode causar muita coceira. Se as pessoas tiverem ouvido de nadador, elas também podem notar os seguintes sintomas:
- Dor no ouvido
- Dor no pescoço, rosto ou cabeça
- Inflamação ao redor da orelha
- Ouvido parece bloqueado
- Drenagem do ouvido
- Dificuldade em ouvir
Rinite alérgica – A rinite alérgica , também conhecida como febre do feno , ocorre quando as pessoas têm uma reação alérgica a partículas comuns encontradas no ar, como pólen, ácaros ou pelos de animais.
Pode causar coceira nos ouvidos, olhos e garganta, juntamente com:
- Olhos marejados
- Nariz escorrendo
- Dores de cabeça
- Espirros
- Congestionamento
As pessoas também podem sentir coceira nos ouvidos devido ao congestionamento causado por um resfriado comum. Isso geralmente passa à medida que as pessoas se recuperam do frio.
Condições da pele – As pessoas que têm uma condição de pele nesta área podem sentir coceira nos ouvidos. Algumas pessoas também podem notar manchas inflamadas e escamosas na orelha ou ao redor dela.
As condições que podem causar coceira nos ouvidos incluem:
- Psoríase
- Dermatite
- Eczema