Perda Auditiva. Qual o Profissional Procurar?

Quando o assunto é perda auditiva, muitas pessoas podem ter dúvidas a respeito de qual é o profissional mais indicado para investigar o problema. Por isso, vamos apontar as principais diferenças entre fonoaudiólogo e o médico otorrinolaringologista para não restar mais dúvidas.

A otorrinolaringologia

O médico otorrinolaringologista é do ramo da medicina dedicada a saúde dos ouvidos, nariz e garganta, cuidando de todas as estruturas relacionadas, como cabeça e pescoço. A área de atuação permite subespecialidades e podem atuar tanto na área clínica quanto cirúrgica.

Assim, além de doenças relacionadas a laringe, faringe, nariz e ouvidos, o médico otorrinolaringologista também trata de doenças relacionadas ao sono e ao equilíbrio, além de alergias.

Para o diagnóstico e tratamento de casos de perda auditiva ou qualquer outro problema relacionado a audição, como zumbido, é necessário se consultar com um otorrinolaringologista, que irá se aliar a outros profissionais para entender o problema e propor a melhor solução.

A fonoaudiologia

O fonoaudiólogo atua tanto nos aspectos da comunicação humana (como a fala, a voz, a audição e a escrita) quanto na área de respiração, mastigação e deglutição. Suas funções não se limitam em apenas terapias, mas partem desde a prevenção, diagnóstico, orientação até o tratamento dos pacientes. Pode atuar tanto individualmente quanto em parceria com outros profissionais da área da saúde.

Em caso de perda auditiva, o fonoaudiólogo participa de todo o processo, começando pela avaliação do grau de surdez, seja ela leve, moderada, severa ou profunda. Conforme o próprio paciente lida com a perda auditiva, o fonoaudiólogo decidirá o melhor modelo de aparelho auditivo.

Perda auditiva

No caso de perda auditiva, o otorrinolaringologista trabalha ao lado do fonoaudiólogo para investigar o problema, definir um diagnóstico e o tratamento mais adequado, que pode ser através de medicamentos, cirurgia, próteses ou uma combinação destes.

Para o processo de reabilitação da audição, o médico otorrinolaringologista se reúne com a sua equipe para definir o tipo de prótese mais adequada ao caso. Quando decidida a melhor maneira de abordar a situação, o fonoaudiólogo ficará responsável por escolher o melhor modelo para o paciente, enquanto a realização de cirurgias e prescrição de remédios ficará ao cargo do médico.

Portanto, caso esteja com algum problema na saúde auditiva, o primeiro profissional a ser procurado é o médico otorrinolaringologista. Após a consulta, você receberá as orientações necessárias para o melhor tratamento.

A perda auditiva pode aparecer em qualquer idade, por isso é importante fazer uma avaliação regularmente. Caso esteja percebendo os primeiros sinais, procure um médico para começar o tratamento o mais rápido possível.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.