Otite de Repetição O que Devo Fazer?

É entendido como otite toda inflamação que ocorre no ouvido, seja região interna, média ou externa, podendo ser provocada por vírus, fungos, bactérias ou até mesmo alergias. A otite de repetição é um tipo da doença que provoca sintomas leves, mas, quando o tratamento é negligenciado, pode levar a problemas mais graves.

A doença pode ocorrer em qualquer idade devido a maus hábitos de higiene. Porém, é comum afetar principalmente crianças de 6 meses a 3 anos, por conta de um sistema imunológico ainda em formação, e nadadores, pelo excesso de umidade. Fumantes também são mais propensos a desenvolver otite de repetição, pois o cigarro afeta profundamente o canal auditivo e está atrelado ao desenvolvimento de diversas doenças inflamatórias das vias respiratórias.

O que é otite de repetição?

A otite de repetição é uma infecção localizada na orelha média ou externa, no tímpano ou na mucosa do ouvido. É considerada otite de repetição quando ocorre em uma frequência muito alta, sendo pelo menos quatro vezes por ano.

Entre as causas possíveis, além de infecções e alergias, é possível desenvolver otite de repetição ao fumar ou conviver com fumantes, por inflamação da adenoide e falta de aleitamento materno, no caso dos bebês.

A principal característica é a dor de ouvido. Mas também são comuns sintomas como: coceira no ouvido, inchaço e vermelhidão no canal, perda temporária da audição causada pela infecção, secreções intensas, zumbido constante e sensação de som abafado.

Nos casos de infecção no ouvido médio, os sintomas se assemelham a doenças respiratórias, provocando febre, sensação de pressão de ouvido, produção de muco e inchaço das mucosas localizadas nas narinas.

Como pode ser tratada

O tratamento deve ser feito por um otorrinolaringologista assim que surgirem os sintomas, para assim receber o diagnóstico correto e ter um tratamento adequado e eficaz. A otite média recebe um tratamento bastante diferente da externa, reforçando a necessidade de um diagnóstico médico.

O uso de antibióticos é o tratamento mais comum para a otite de repetição. Entretanto, em casos de crises graves, é possível desenvolver uma perfuração no tímpano, o que necessita de um procedimento cirúrgico chamado timpanoplastia.

Medicamentos analgésicos, ati-flamatórios e antipiréticos podem ser receitados para aliviar os sintomas de dor no ouvido, reduzir a inflamação e abaixar a febre, caso necessário.

Quais os cuidados a serem tomados?

O cuidado com a saúde auditiva é fundamental para evitar a otite de repetição e outros problemas relacionados ao canal auditivo. Uma dica importante é evitar o uso de hastes flexíveis ou qualquer objeto dedicado a remoção de cera de ouvido, pois além de facilitar a inflamação na área, também podem perfurar o tímpano.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.