Infelizmente crianças que já estão na idade escolar possuem problemas auditivos e em muitos casos passam despercebida pela família e até mesmo pelo professor, porque acham que a criança não presta atenção e não se concentram em nada, nem mesmo em uma brincadeira.
Já ouvimos alguns pais durante as consultas dizendo que o filho não responde as perguntas, que o desempenho escolar não foi atingido, que a criança não gosta de participar de brincadeiras ficando muitas vezes isoladas, com base nesses desabafos dos pais, esse artigo é para esclarecer algumas dúvidas e fazer com que fiquem atentos aos sinais dado pela criança.
Causas e sinas da perda auditiva nas crianças
Não temos como falar exatamente as causas e os sinais, uma vez que só quem pode realizar e determinar um diagnostico é um otorrinolaringologista, mas vamos ressaltar 6 principais causas da perda auditiva na criança:
- Genética
- Perfuração do tímpano
- Prematuridade
- Traumatismo
- Doenças infecciosas
- Meningite bacteriana
Comportamento da criança com perda auditiva na sala de aula
Seria muito bom para as crianças, se o professor ficassem atentos as reclamações e comportamentos da criança, uma vez que essas apresentam os sinais abaixo e entrasse em contato com os responsáveis da criança.
- Crianças que não querem ou não gostam de participar da aula, até mesmo realizar as tarefas em grupo, porque se sentem inseguras e tem vergonha de pedir ajuda.
- Não conseguem interpretar as instruções dada pelo professor, pedem para repetir as frases varias vezes ou acabam imitando os coleguinhas.
- Tem dificuldade para acompanhar longas conversas e aprender novas palavras e tarefas.
- Possuem dificuldade em pronunciar determinadas palavras, ou seja, possuem erros de articulações.
- Reclamam não ouvir direito ou dizem que só tem um ouvido bom.
Observando os sinais da perda auditiva da criança em casa
Algumas perdas auditivas já estão presentes desde o nascimento da criança, por isso é muito importante realizar os testes no hospital, outras são adquiridas com o tempo, por exemplo uma infecção de ouvido não tratada.
- Eles assistem tv alto ou se aproximam demais da tv.
- Desenvolve retardo da fala.
- Pronuncia palavras com certa dificuldade.
- Não possui um volume adequado da fala, falam muito alto ou baixo.
- Fazer força com a cabeça para ouvir de onde vem o som.
Quando a perda auditiva infantil é diagnosticada logo de inicio é possível reverter ou melhorar a qualidade de vida da criança com ajuda do aparelho auditivo. Ao ler nosso artigo e você identificou esses sinais no seu filho, entre em contato e agende o quanto antes uma consulta.