diferença entre aparelho auditivo e amplificador

Não confunda aparelho auditivo com amplificador de som, veja a diferença entre eles

Aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos inseridos de forma intra-auricular (dentro do ouvido) e/ou retroauricular (por detrás do ouvido), os quais que agem diretamente com a amplificação dos sons específicos comumente audíveis aos seres humanos. Portanto, suas principais funções são: amplificar e auxiliar a compreensão auditiva, a compreensão de fala e os sons do ambiente. Estes possuem recursos exclusivos e personalizados, os quais somente quem poderá ajustar e demonstrar será um profissional fonoaudiólogo qualificado.

Os aparelhos auditivos digitais atuais possuem alta tecnologia, e são capazes de detectar diferentes tipos de sons, em diferentes volumes e frequências, amplificando somente aqueles onde o paciente possa ter alguma dificuldade para escutar.

Após a realização de exames e o diagnóstico de perda auditiva, os quais devem ser feitos por otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, os aparelhos auditivos são prescritos como forma de tratamento.

Você deseja ouvir mais alto ou melhor?

Embora os amplificadores encontrados à venda na internet, sejam aparelhos muitas vezes similares à aparelhos auditivos digitais, os dois dispositivos possuem tecnologias completamente diferentes.

Os amplificadores são dispositivos geralmente de origem chinesa. Estes aparelhos não são dispositivos médicos e não são regulamentados para venda no Brasil, pois não possuem os certificados.

Em outras palavras, comprar um amplificar na internet para tratar uma deficiência auditiva é a mesma coisa que comprar seus óculos sem receita na farmácia, ou mesmo uma Lupa para melhorar sua visão. De fato, os Amplificadores Auditivos têm como principal função aumentar o volume por igual de todo e qualquer tipo de som captado, se tornando apenas uma caixa acústica.

É importante ressaltar que esses dispositivos podem prejudicar ainda mais a audição, pois possuem baixa qualidade de amplificação e não são personalizados conforme a necessidade de cada, aumentando o risco de distorção das palavras. Dessa maneira, os amplificadores acabam sendo somente um dispositivo que, ao invés de ajudar a melhorar sua qualidade de vida, torna-se um dificultador.

Por isso, se você percebe dificuldades para ouvir, pede para repetir frases constantemente ou precisa assistir TV em volume muito alto, procuro um fonoaudiólogo e/ou médico otorrino, para que ele possam prescrever o tratamento ou aparelho mais adequado, conforme os resultados de seus exames.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.