Tímpano perfurado

O que é o Tímpano? É uma membrana fina localizada no ouvido médio que faz a separação do ouvido externo do ouvido interno, onde ondas sonoras movem a membrana, proporcionando o movimento dos ossículos (bigorna, martelo e estribo) que vão fazer a vibração do som para o ouvido interno.

Como saber se o meu tímpano está perfurado ou lesionado? Os primeiros sinais são: vazamento de líquido, pus e sangue, dor de ouvido, coceira, zumbido, desequilíbrio, tontura.

O que devo fazer? Ir ao Médico Otorrinolaringologista onde vai ser realizado um exame chamado otoscopia, exame simples e indolor que vai ser fundamental para observar a estrutura do ouvido, como por exemplo, o canal auditivo e o tímpano e avaliar se há algum objeto estranho bem como se está infeccionado.

Causa da perfuração? Infecções, traumatismo craniano, barotrauma (diferença de pressão, por exemplo subir a serra ou viagens de avião), traumas induzidos por objeto dentro do ouvido como haste flexíveis (os famosos cotonetes), grampos, tampa de caneta, palitos e até explosões de bomba e foguetes.

Sequelas da perfuração? Vazamento de líquido, bem como, redução da acuidade/capacidade auditiva, não significando uma surdez, mas sim uma deficiência auditiva, pois como já tido acima, a membrana perfurada é uma estrutura importante para condução do som do ouvido externo para o interno.

Como tratar? Alguns casos o tímpano perfurado se regenera sozinho, levando em consideração o tempo para isso acontecer, aproximadamente, 90 dias, com recomendação de medicamentos anti-inflamatórios. Outros pacientes precisam de medicamentos e até mesmo intervenções cirúrgicas.

No entanto, ressaltamos sempre que é importante consultar o médico, pois dependendo da idade do paciente sendo muito criança ou muito idoso fica mais difícil realizar o procedimento cirúrgico.

Soluções caseiras são, expressamente, reprovadas por médicos otorrinolaringologistas.

Quais os cuidados devo tomar caso meu tímpano esteja perfurado?

Evitar tomar banho de mar, piscina sem o uso de um tampão auricular de silicone personalizado. Esses tampões são confeccionados por Fonoaudiólogos especializados, conforme a forma do seu ouvido, para que não haja entrada de água.

Nossas clinicas de aparelhos auditivos, trabalham com diversos modelos e cores de tampões. Entre em contato com nossa equipe!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.