O próprio nome já diz, perda auditiva subida, ou seja, você perde a audição de repente e aparentemente sem motivo algum. Quando isso ocorre, pode ser tratada com procedimentos simples e em alguns casos, até mesmo com medicamentos. Mas em outros casos menos comuns, a perda auditiva subida deve ser tratada rapidamente para evitar danos ainda maiores a sua audição. Podendo ser uma perda total ou parcial.
Sintomas da Perda Auditiva Súbita
Pessoas que acordam com perda auditiva quando não possuem os sintomas ao ir dormir, mas isso também pode acontecer enquanto estiverem acordados, as vezes, a perda auditiva é percebida quando vai falar ao telefone ou assistir tv, por exemplo, ela percebe que o som está abafado.
Além de ficarem sem ouvir, algumas dizem que seus ouvidos parecem estar tapados, uma sensação parecida quando estão gripados ou resfriados e esse sintoma pode persistir se não procurar tratamento adequado.
Existe um rápido autodiagnostico, que você pode realizar para ficar mais tranquilo, caso sofram de perda auditiva repentina. Se você ouvir uma espécie de chiado, ou seja, zumbindo no ouvido com a perda, a perda é provavelmente o resultado de um bloqueio de fluido ou cera que pode ser tratado rapidamente.
Sinais e Sintomas
A princípio os primeiros sintomas podem ser bem sutis e algumas vezes podem ser considerados uma perda auditiva relacionado à idade.
Quando a perda auditiva ocorre devido a um neuroma acústico , geralmente é gradual e assimétrica (presente em apenas um ouvido). A perda auditiva pode ser acompanhada de zumbido. Em algumas pessoas, esses sintomas continuam procedem rápido, embora a progressão gradual seja mais comum. Os sintomas podem ser:
- Sensação de “enchimento” no ouvido
- Tontura ou vertigem
- Dificuldade de equilíbrio
- Fraqueza facial ou dormência
- Rouquidão e dificuldade para engolir
Um sintoma muito grave é quando existe confusão mental, porque é um sinal de que a compressão do nervo está afetando certas partes do cérebro.
Causas da Perda Auditiva Súbita
As causas mais simples de perda auditiva súbita são aquelas resultantes do acúmulo de líquido ou cera. O acúmulo de fluido geralmente é resultado de uma alergia e pode criar um ambiente que permite o crescimento de bactérias. O acúmulo de fluido ou cera não é fatal, mas essas condições são desconfortáveis e desconcertantes e podem influenciar o equilíbrio do paciente. Se o acúmulo de líquido atrás do tímpano não for tratado a tempo, pode causar pressão suficiente para romper a membrana.
A perda auditiva súbita é menos frequentemente causada por condições mais graves. Estes podem incluir vírus, tumores e derrames no ouvido interno.
Apenas cerca de 3 por cento dos pacientes com perda auditiva súbita terão um tumor. Esses tumores são chamados de neuromas acústicos e afetam o nervo auditivo. O nervo auditivo transporta sinais do ouvido interno para o cérebro. Os tumores quase sempre afetam a audição em apenas um ouvido. Se não forem tratados, esses tumores causarão uma perda progressiva e permanente da audição ao longo do tempo. Os neuromas acústicos crescem lentamente e não metastatizam para outros tecidos.