Síndrome de Ménière, Causa Zumbido e Perda Auditiva

O que é síndrome de Ménière

A doença de Ménière é uma causa de vertigem , que é uma tontura grave que causa uma sensação de desequilíbrio. É um distúrbio do ouvido interno e do sistema linfático que não é totalmente compreendido e geralmente começa afetando um ouvido, porém com um tempo se não diagnosticado e tratado acaba afetando o outro também.

A doença de Ménière também é chamada de hidropsia endolinfática idiopática. Uma teoria é que a doença de Ménière é causada quando há uma mudança no volume dos líquidos dentro do labirinto do ouvido interno. Outras teorias incluem uma infecção viral como culpada ou mau funcionamento do sistema imunológico.

Quais os sintomas da doença Ménière

Os sintomas da doença de Ménière variam de pessoa para pessoa. Algumas podem ficar completamente debilitados pela doença, enquanto outras apresentam sintomas apenas uma ou duas vezes por ano. Os sintomas da doença de Ménière incluem:

  • Vertigem
  • Zumbido
  • Perda auditiva flutuante
  • Dor ou pressão nos ouvidos
  • Náusea e vomito
  • Sudorese
  • Dores de cabeça
  • Dor abdominal e diarreia

Além desses sintomas, o risco de queda e lesões subsequentes é alto com esta doença. Os sintomas tendem a vir em ondas com duração de duas a quatro horas e seguidos de um período em que o indivíduo se sente exausto e precisa dormir. Entre os “ataques”, um indivíduo pode não ter sintomas por um período de tempo.

Como diagnosticar?

O diagnóstico da doença de Ménière pode ser difícil, pois a tontura é um sintoma que se sobrepõe a muitas outras condições, incluindo doenças neurológicas com risco de vida, como um derrame. Uma ressonância magnética é frequentemente usada para descartar tumores ou outros crescimentos anormais.

Um teste chamado teste calórico determina o equilíbrio lavando os ouvidos com água ou ar. Isso resulta em um movimento rápido dos olhos chamado nistagmo. De acordo com o padrão do movimento rápido dos olhos, o médico às vezes pode interpretar o distúrbio do equilíbrio.

Vários testes auditivos são usados para diagnosticar a doença de Ménière. É importante determinar se a perda auditiva é causada por um problema no ouvido interno ou se é um mau funcionamento do nervo auditivo. Para fazer isso, a função do tronco cerebral pode ser registrada para mostrar atividade no nervo auditivo. A eletrococleografia é um teste que pode registrar a atividade do ouvido interno.

O que devo fazer?

Atualmente, não há cura para a doença de Ménière, então os tratamentos giram em torno de aliviar os sintomas. Mudar para uma dieta com pouco sal e evitar cafeína e álcool pode ser benéfico para manter seu equilíbrio de fluidos sob controle e reduzir a pressão do ouvido interno.

A eliminação de certos medicamentos como pílulas para pressão alta e medicamentos para alergias às vezes pode ajudar. No entanto, a pressão alta em si pode contribuir para os sintomas. A redução do estresse parece reduzir a gravidade dos sintomas.

Vale lembrar que quaisquer problemas que você tenha no ouvido, deve-se sempre procurar um especialista para diagnosticar o problema o quanto antes.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.