perda auditiva neurossensorial

O que é perda auditiva neurossensorial?

Dentro do ouvido interno estão pequenas células ciliadas que detectam o som, bem como o nervo auditivo que as transmite ao cérebro. A quebra e o desaparecimento das células ciliadas devido ao envelhecimento, som ou doença podem levar à perda auditiva perceptual. Este distúrbio auditivo pode afetar apenas um ouvido ou ambos.

É possível nascer com essa perda auditiva, mas na maioria das vezes ela aparece com a idade. A perda auditiva relacionada à idade – também conhecida como presbiacusia – é a causa mais comum de perda auditiva perceptual. Essa deficiência auditiva pode variar em graus, de leve a grave, ou mesmo profunda, e tende a piorar lentamente com o tempo, dependendo da causa.

Sintomas de perda auditiva neurossensorial

Frequentemente, a perda auditiva se instala gradualmente com o tempo. Por isso é importante conhecer os sinais de perda auditiva, para poder diagnosticar os primeiros sintomas.

Pode ser difícil identificar sintomas que são exclusivamente específicos da perda auditiva perceptual. No entanto, se você sentir algum desses  desconfortos, é provável que esteja sofrendo de perda auditiva – e muito provavelmente de perda auditiva perceptual:

Você reconhece algum desses sinais?

  • Dificuldade em seguir conversas entre mais de duas pessoas ou em um ambiente barulhento
  • Problema para entender as informações verbais em um lugar público, como alto-falantes, restaurantes, lojas ou no trabalho
  • Dificuldade de compreensão durante conversas telefônicas
  • Os sons parecem imprecisos ou parecem pessoas sussurrando
  • Dificuldade em ouvir sons agudos
  • Zumbido nos ouvidos, típico desse tipo de perda auditiva

Se você reconhecer qualquer um dos sinais acima, pode estar sofrendo de perda auditiva perceptual.

Aconselhamos você marcar uma consulta o quanto antes para que possamos discutir a respeito e indicar o melhor tipo de aparelho auditivo para melhorar sua audição.

Tratamento da perda auditiva neurossensorial

A perda auditiva perceptual pode ser tratada com aparelhos auditivos e nossa clinica possui os melhores e mais modernos aparelhos, para qualquer tipo de deficiência auditiva.

A perda auditiva neurossensorial não pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia. Para identificarmos este distúrbio auditivo, recomendamos que você marque uma consulta para realizar um teste de audição gratuito. Você será orientado sobre as opções de tratamento com um aparelho auditivo por um profissional da área.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.