Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Quem Está Mais Propenso a Ter Perda Auditiva?

Quem Está Mais Propenso a Ter Perda Auditiva?

Muitos com mais de 65 anos dirão que a presbiacusia os afeta ou estão atentos aos sinais. Claro, eles provavelmente se referirão a esse problema como “perda auditiva relacionada à idade”, que é um termo muito mais usado.

A presbiacusia afeta um em cada três adultos com mais de 65 anos e quase metade daqueles com mais de 75 anos. A perda auditiva é um efeito colateral comum do envelhecimento, pois muitos de nossos sistemas se desgastam com o tempo. No entanto, determinar quando essa perda auditiva ocorre pode ser difícil.

Presbiacusia: perda auditiva causada pela idade

A presbiacusia é um tipo de perda auditiva neurossensorial. O outro tipo de perda auditiva é a perda auditiva condutiva, que afeta tanto a orelha externa quanto a média.

A perda auditiva neurossensorial afeta as estruturas da orelha interna. Existem milhares de células ciliadas microscópicas encontradas profundamente dentro do ouvido interno. Essas células são responsáveis ​​por converter as ondas sonoras em sinais neurais, que são enviados ao cérebro para serem reconhecidos como som.

As células ciliadas do ouvido interno se degradam e não se regeneram devido ao processo natural de envelhecimento. Essas células ciliadas do ouvido interno não funcionam mais adequadamente. Como resultado, os impulsos sonoros podem ficar confusos e não atingir o cérebro de maneira oportuna e precisa.

A presbiacusia pode ser bastante prejudicial à sua saúde e bem-estar geral se não for tratada por muito tempo.

O que acontece se a presbiacusia não for tratada?

A presbiacusia não tratada dificulta a comunicação e, como resultado, as pessoas evitam situações sociais nas quais devem conversar e se envolver com amigos e entes queridos. Este isolamento social, especialmente em pessoas mais velhas, pode aumentar o risco de demência ao longo do tempo.

Embora possa não parecer que sua vida social, talentos cognitivos e habilidades auditivas tenham muito em comum, eles estão todos relacionados. De acordo com uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, pessoas com perda auditiva não tratada são mais propensas a adquirir demência devido à carga cognitiva exigida pelo cérebro para dar sentido a sinais sonoros confusos. Como resultado do aumento da carga cognitiva, a ênfase do cérebro em outras atividades é desviada e as pessoas podem ter problemas de concentração e memória e diminuição da capacidade cognitiva.

Há também um risco de segurança mais imediato com a perda auditiva.

Os sinais de perda auditiva

A perda auditiva se manifesta de maneiras sutis e, como condição, progride lentamente ao longo do tempo. Aqui estão os sinais mais comuns:

  • Fala abafada
  • Problemas para entender o que as pessoas estão dizendo em um ambiente de grupo
  • Capacidade reduzida de ouvir sons de ambos os lados
  • Zumbido nos ouvidos (zumbido)

Quando você está enfrentando esses sintomas, é importante que seja avaliado por um fonoaudiólogo para que ele possa identificar a causa e recomendar as opções de tratamento. Agende uma consulta com a nossa clinica Auditif!