Quantas vezes já ouvimos a frase de pessoas mais velhas dizendo: repete pra mim por favor, estou ficando velha e não estou ouvindo mais como antes. Pois bem, a perda auditiva relacionada à idade (também conhecida como presbiacusia), é a perda de audição que ocorre a medida que vamos envelhecendo. e essa perda, pode ocorrer em ambos os ouvidos, ou seja, afetando-os igualmente, mas existem casos que afetam mais um ouvido do que o outro. Como essa perda ela é gradual, o idoso as vezes nem percebe que está perdendo a capacidade de ouvir.
Alguns estudos mostram que isso ocorre um em cada três pessoas com idade entre 60 e 75 anos, sendo do sexo feminino ou masculino. Essa perda auditiva dificulta a compreensão da fala, coisas rotineiras como: atender o telefone, assistir tv, ouvir a campainha e alarmes, tornam-se mais difíceis para o idoso, e isso acaba levando eles ao isolamento social e muitas vezes não querem contar para seus familiares.
Raramente, a perda auditiva relacionada à idade pode ser causada por anormalidades da orelha externa ou da orelha média. Tais anormalidades podem incluir função reduzida da membrana timpânica (o tímpano) ou função reduzida dos três minúsculos ossos do ouvido médio que transportam ondas sonoras da membrana timpânica para o ouvido interno.
Existem diversos fatores que contribuem para a perda auditiva ao envelhecermos
- Exposição prolongada ao ruído
- Zumbido
- Pressão alta
- Uso de alguns medicamentos
- Uso de álcool e o tabagismo
- Infecções ou inflamações auditivas
- Alta taxa de colesterol e triglicerídeos, glicemia, etc.
Como posso prevenir ou diminuir os riscos de perda auditiva na terceira idade?
Infelizmente ainda não é possível a prevenção já que a pessoa está na terceira idade, entretanto, tomar certos cuidados podem ajudar a saúde dos ouvidos.
- Atividades físicas
- Boa alimentação
- Controlar diabete
- Controlar a pressão alta
- Não se isolar
- Visitar anualmente um otorrinolaringologista
É muito importante a pessoa que está entrando na terceira idade realizar exames de audiometria periodicamente, porque o idoso que começa a ter problemas de audição, começam a passar por muitas dificuldades de comunicação e com isso eles acabam ficando angustiados.
Uma dica: se na sua família tem alguém que está sofrendo com problemas de audição devido a idade, seja paciente, sente e converse sobre a importância de procurar ajuda, porque muitos idosos sofrem calados e acabam se afastando das pessoas devido a esse problema, que de certa forma é comum com a chegada da idade.