Pessoas que dormem em locais barulhentos, como por exemplo em grandes centros ou até mesmo pessoas que dormem com familiares que roncam (apneia do sono), o primeiro pensamento que veem em sua mente é usar tampões de ouvido para abafar os barulhos indesejados.
Porque dormir com tampões nos ouvidos irá ajudar a abafar o som, e consequentemente conseguira dormir melhor, porém deve-se levar em consideração alguns fatores para não prejudicar sua saúde auditiva.
Vale lembrar que, os tampões auriculares não foram projetados para o uso prolongado e contínuo, ele pode ser usado em alguns momentos, exemplo: uma obra que está ocorrendo ao lado da sua casa e você dorme durante o dia porque trabalha anoite, ou seja, utilizar em determinadas situações.
Mas você deve ficar atento a essas 3 dicas para poder usar os tampões de ouvido.
Em primeiro lugar está a segurança do seu ouvido, utilize tampões originais, que possuem procedência, caso você não esteja conseguindo fazê-lo ficar paradinhos no ouvido, não tente colocar algodão junto, pois isso pode alojar no canal auditivo e você ter sérios problemas futuramente.
Outra dica importante é lavar bem as mãos para colocar os tampões nos ouvidos, guarde-os após o uso dentro de uma caixinha limpa, os tampões de ouvido reutilizáveis devem ser limpos de acordo com as instruções do fabricante.
Deve-se levar em consideração o conforto dos tampões no ouvido, as vezes você pode achar que eles são macios, mas não são confortáveis na hora de dormir, o que irá te deixar irritado e não irá conseguir dormir.
Se sentir algum desconforto suspenda o uso e procure uma clínica que venda aparelhos auditivos para que você possa conversar com um profissional e ajuda-lo a escolher um outro modelo.
Lembrando que o uso do mesmo não deve ser contínuo, porque a prática de usar constantemente pode ocorrer irritação e até mesmo afetar sua audição.
Quais os tipos de tampões de ouvido existem?
A principio existem 4 modelos no mercado, são eles:
Tampões descartáveis: são feitos de espuma de poliuretano ou outro material macio e devem ser usados apenas uma vez, sendo descartados após o uso.
Tampões reutilizáveis – são feitos de silicone ou borracha e podem ser usados várias vezes. Eles precisam ser limpos e armazenados adequadamente após o uso.
Tampões com filtros – alguns tampões de ouvido possuem filtros que permitem a passagem de certos sons, enquanto reduzem ruídos mais altos. Eles são comumente usados por músicos para proteção auditiva durante apresentações.
Tampões moldáveis – esses tampões são feitos de material macio e moldável que se adapta ao formato do canal auditivo de cada pessoa, proporcionando um ajuste personalizado.
Mas é importante ressaltar que, o uso de protetores de ouvido é mais indicado para proteger a sua audição em ambientes barulhentos, tais como locais de construção.