Trabalho e redução de ruído

Esse artigo é dedicado para pessoas que trabalham em locais com alto ruído e uso de máquinas em sua jornada de trabalho.

A exposição diária a ruídos altos no local de trabalho podem causar perda de audição, em alguns casos a perda pode ser temporária ou até mesmo permanente, além do zumbido no ouvido. Vale alertar que pessoas que trabalham em locais onde ocorrem explosões podem ter perda auditiva severa e permanente.

Listamos alguns tipos de ruídos que causam perda auditiva no trabalho

Ferramentas pneumáticas – são elas, parafusadeiras, madrilhadora, furadeiras, entre outras, essas ferramentas de alta pressão produz um som pesado, podendo causar perda auditiva no local de trabalho, se exposto por um longo período longo.

Ferramentas de impacto – tais como: martelos, rebitadores e serras, são alguns exemplos de ferramentas de impacto pesado que também podem causar graves perdas auditivas ao longo do tempo.

Qualquer local de trabalho com ruído ambiente alto e consistente – parques de diversões, bares, oficinas, podem causar perda de audição devido ao ruído ocupacional.

Áreas de trabalho de construção – as zonas de construção e áreas de desenvolvimento usam equipamentos que excedem os níveis saudáveis ​​de som quase diariamente. De ferramentas manuais a equipamentos pesados, os trabalhadores braçais em canteiros de obras estão expostos a riscos de ruído ocupacional.

Bases militares e aeroportos – Se você mora ou trabalha na base militar ou mora perto de uma pista, você deve usar proteção auditiva. Infelizmente, muitos veteranos sofrem de perda auditiva.

Proteja sua audição no local de trabalho

É importante garantir que você tenha o equipamento de proteção individual (EPI) adequado e também preste atenção aos protocolos dos fabricantes. Os equipamentos mais comuns para a prevenção de perda auditiva no trabalho são: abafadores de som, protetores auriculares, entre outros. Fazendo o uso dos equipamentos diariamente e corretamente, você estará protegendo a sua audição

A perda auditiva severa pode afetar a sua produtividade no trabalho e a capacidade de se comunicar, lembrando também que pode causar estresse psicológico e causar maiores riscos no local de trabalho.

Importante – Os níveis de ruído no local de trabalho devem ser monitorados e, se excederem consistentemente 85 decibéis em uma jornada de trabalho de 8 horas, seu local de trabalho deve tomar medidas imediatas para proteger os trabalhadores do ruído, enquanto tenta mitigar a exposição dos funcionários ao som. Normalmente, se houver alterações ou não possam ser feitas alterações no equipamento, basta fornecer aos trabalhadores os equipamentos de proteção individual adequados para proteger a audição de cada um.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.