Qualquer incomodo que tenhamos em nossos ouvidos, não devem ser desconsiderados, seja até mesmo uma coceira ou zumbido. Infelizmente muitas pessoas quando sentem algo errado em sua audição não dão a devida importância. Por conta desse descuido, podem sofrer danos futuros em sua audição e em alguns casos uma perda parcial ou severa.
Conheça os principais sintomas da Otalgia
Quando uma pessoa se queixa de dores de ouvido, ou até mesmo algum tipo de incomodo, é utilizado esse termo médico Otalgia
- Infecções no Ouvido: Infecções no ouvido médio (otite média) ou no ouvido externo (otite externa) podem causar dor intensa no ouvido.
- Bloqueio de Cera: Um acúmulo excessivo de cera no canal auditivo pode causar obstrução e desconforto.
- Lesões: Lesões na orelha ou no canal auditivo, como ferimentos ou perfurações do tímpano, podem levar à dor no ouvido.
- Infecções na Garganta e na Mandíbula: Algumas infecções na garganta ou na mandíbula podem causar dor referida no ouvido.
- Problemas Dentários: Algumas condições dentárias, como infecções nos dentes molares, podem causar dor no ouvido.
- Problemas nas Articulações Temporomandibulares (ATM): Distúrbios na articulação temporomandibular, que conecta a mandíbula ao crânio, podem causar dor no ouvido.
- Neuralgia do Trigêmeo: Esta condição envolve uma dor facial intensa que pode se estender até o ouvido em alguns casos.
- Doenças da Garganta e Pescoço: Algumas condições que afetam a garganta, como amigdalite ou câncer na região da cabeça e pescoço, podem causar dor no ouvido.
Tratamento para Otalgia
O tratamento varia de pessoa para pessoa, de acordo com a intensidade da dor. Exemplo: o paciente que está com infecções de ouvido, será realizado alguns exames e será prescrito um antibiótico.
- Em casos de dores mais severas, podem ser indicado até mesmo uma cirurgia para tratar essa dor intensa.
- Observação: vale lembrar que manter os ouvidos limpos e secos e nunca inserir objetos estranhos no canal auditivo.
- Nunca se automedicar, ou até mesmo fazer uso de receitas caseiras para dor de ouvido.
- Evite usar fones de ouvidos, o consumo de álcool, café e até mesmo o tabagismo, pois esses podem aumentar esse processo da dor.
- Idosos devem procurar uma clinica especializada em audição para realizar exames periodicamente, e qualquer queixa de dores no ouvido em crianças e adolescentes devem também procurar um médico.
Se você deseja realizar uma consulta para saber como está a sua audição, entre em contato com a Audifif.