Já Ouviu Falar em Fadiga Auditiva?

Você já se sentiu cansado ou exausto após ouvir alguém falar por muito tempo? Saiba que a culpa não é do locutor, e sim, você pode ter tido uma experiência de fadiga auditiva.

Atualmente estamos sendo bombardeados de ruídos a todo momento, ainda mais as pessoas que vivem em cidades grandes. Como se não bastasse, estamos usando fones de ouvido cada vez mais e por um período maior, sem perceber o perigo a nossa audição que essa atividade causa.

A fadiga auditiva ocorre quando o ouvido é exposto por tempo prolongado a ruídos. Isso acontece porque no nosso ouvido interno as células cócleas, que transformam as ondas acústicas do ouvido médio em impulso nervoso, sofreram um tipo de esgotamento.

Para as pessoas que já possuem alguma perda auditiva, o cérebro normalmente precisa trabalhar mais para processar o som. Por conta disso, é comum sentirem exaustão mental além de atingirem a fadiga sonora mais rápido do que pessoas com audição normal.

Para lidar com o cansaço auditivo, é recomendado, tanto para pessoas com audição normal quanto para aqueles que possuem perda auditiva, os seguintes pontos:

  • Se afaste de lugares barulhentos, mesmo que seja por um período curto de tempo. Caso utilize aparelhos auditivos, tire-os por alguns minutos por dia;
  • Tire um cochilo de vinte a trinta minutos;
  • Elimine barulhos de fundo sempre que possível;
  • Faça exercícios de respiração por alguns minutos nos momentos de maior estresse no dia.

Geralmente leva alguns dias para o ouvido se recuperar e os sintomas como zumbidos, ouvido entupido e a diminuição auditiva desaparecem com o tempo. Mas isso não quer dizer que esta tudo bem, seu corpo já fez um alerta. Caso o problema persista, pode levar a um dano permanente e consequentemente levando a perda auditiva.

Mas tudo isso pode ser evitado, tomando alguns cuidados básicos no seu dia a dia. Evitar exposição prolongada a ruídos, fazer uma pausa a cada hora quando usar fones de ouvidos e se afastar das caixas de som em festas e shows são algumas das sugestões. Caso trabalhe em locais barulhentos, o uso de um protetor auricular é fundamental para não colocar sua audição em risco.

A falta de tratamento auditivo pode levar, além do cansaço auditivo, a desenvolver doenças como depressão, ansiedade, demência e até Alzheimer. Por isso, caso esteja percebendo alguma alteração na sua audição, não adie ajuda médica. Procure um otorrinolaringologista e cheque sua audição.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.