Há muitos fatores que resulta a perda da audição. Hereditariedade ou o envelhecimento é uma das principais causas. Porém, pesquisas mostram que a hipertensão e a perda de audição estão associadas. Descobriu-se que os resultados da avaliação auditiva se correlacionam com a doença arterial. E esses padrões podem ser inclusive usados pelos médicos como critérios de triagem para avaliar o risco de um ataque cardíaco.
Hipertensão, qual associação com a audição?
Simples, quando a hipertensão não é tratada, pode atuar como um acelerador da degeneração do sistema auditivo com a idade. Quando sua pressão arterial está alta, seus
vasos sanguíneos são danificados. Todo seu corpo é afetado, incluindo os ouvidos. Com os vasos sanguíneos dos ouvidos danificados e surgimento de placa de gordura se acumulando podem prejudicar sua audição.
Audição saudável e a saúde mental
Com o aumento da perda auditiva, muitos indivíduos desenvolvem isolamento, solidão, depressão e menos compreensão da fala. Existe até uma ligação entre a perda auditiva com a demência.
Por conta disso, é importante que se você tiver algum fator de risco para perda de audição, como hipertensão, faça avaliação anual com seu médico, mude sua dieta e seu estilo de vida.
Mudanças de hábitos podem fazer maravilhas. E se você foi diagnosticado com perda de audição relacionado com a pressão alta, o controle da sua hipertensão é vital para evitar que sua audição seja menos afetada.
E lembrem-se, pressão alta e teste de audição caminham juntos, portanto se você tem pressão alta e está com dificuldade em ouvir, ou até mesmo tem zumbido no ouvido, agende uma consulta o quanto antes para tratar além da pressão tratar também a sua audição.