Todos que sofrem com a apneia do sono e até mesmo os parentes e amigos que convivem com quem ronca faz a mesma pergunta, pois é muito difícil conviver com o ronco de alguém, e quem faz o quadro de apneia acaba que acordando várias vezes com seu próprio ronco e não conseguindo ter uma noite de sono de qualidade.
Você pode tratar o ronco fazendo algumas mudanças em seu estilo de vida e na maneira como se prepara para dormir. Por exemplo:
- Perca peso se estiver acima do peso.
- Vá para a cama no mesmo horário todas as noites e durma bastante.
- Durma de lado, não de costas. Tente costurar um bolso no meio da parte de trás da blusa do pijama, colocar uma bola de tênis no bolso e costurá-lo para fechá-lo. Isso ajudará a evitar que você durma de costas.
- Limite o uso de álcool e medicamentos, como sedativos, antes de ir para a cama.
- Parar de fumar.
- Eleve a cabeceira da cama de 10 cm a 15 cm, colocando tijolos sob as pernas da cama. (Usar travesseiros para levantar a cabeça e a parte superior do corpo não funcionará.)
- Trate prontamente problemas respiratórios, como nariz entupido causado por resfriado ou alergias.
- Experimente um dilatador nasal para ajudar a manter as vias aéreas abertas. Este é um dispositivo, como tiras ou discos nasais, que você coloca na parte externa do nariz enquanto dorme. As tiras nasais alargam as narinas e melhoram o fluxo de ar. Os discos nasais criam contrapressão nas vias aéreas que podem ajudar a mantê-las abertas.
Se você tiver congestão nasal, pode tentar limpar as passagens nasais ou usar medicamentos como descongestionantes e sprays de corticosteroides nasais. Estes abrem as vias aéreas, permitindo um fluxo de ar mais suave. Eles podem reduzir o ronco. Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções no rótulo. Não use o medicamento por mais tempo do que o rótulo diz.
Os dispositivos de respiração oral às vezes podem tratar o ronco, especialmente se for causado pela posição da mandíbula durante o sono. Esses dispositivos empurram a língua e a mandíbula para frente para melhorar o fluxo de ar.
Se alguém estiver incomodando com o ronco, tente usar protetores de ouvido ou até mesmo tente colocar uma música para distrair o ronco.
- Tratamento se o ronco piorar
Se o ronco continuar, procure uma clinica especializada. A apneia do sono pode ser grave. É um distúrbio do sono em que você para de respirar de vez em quando durante o sono. - Se você ronca e tem apneia do sono, seu médico pode sugerir o uso do aparelho CPAP.
- Em casos extremos, a cirurgia pode ser uma opção.
Lembrando que não se deve tomar nenhum medicamento ou fazer uso de aparelhos sem uma consulta.