Apneia do sono é uma condição crônica que altera a qualidade do sono, muito relacionado a um sintoma bastante comum: o ronco. Porém, este não é o único ou exclusivo indício do problema, tendo alguns outros possíveis sinais dos quais se deve prestar atenção. Afinal, a apneia pode ser mais preocupante do que se imagina.
Existem 3 tipos de apneia do sono
Apneia obstrutiva do sono – É o tipo mais comum de apneia do sono. Ocorre quando a garganta ou as vias aéreas são fisicamente bloqueadas e causam repetidas paradas respiratórias durante o sono por períodos de mais de 10 segundos. É comum em pacientes com obesidade, idade avançada, distúrbios hormonais e até o resultado de um acidente vascular cerebral.
Apneia central do sono – É um tipo mais raro de apneia. Ocorre devido a um problema no cérebro na parte de controle da respiração, levando a um funcionamento lento.
Apneia mista obstrutiva e central do sono – É a combinação dos dois tipos de apneia do sono em um único episódio.
Os três tipos de apneia do sono podem apresentar os seguintes sintomas:
- Respiração irregular, podendo ser lenta ou até mesmo parar por até um minuto por vez;
- Excesso de sono durante o dia;
- Irritabilidade;
- Fadiga;
- Dores de cabeça pela manhã;
- Dificuldade de concentração;
- Ronco;
- Acordar frequentemente durante a noite para urinar;
- Garganta inflamada durante a manhã e boca seca.
O baixo nível de oxigênio no sangue, causado pelas paradas na respiração, pode causar esses e outros sintomas. O ronco crônico é muito comum em pessoas com apneia obstrutiva do sono, mas não significa que está conectado com a apneia de forma geral, pois não é um sintoma comum em quem apresenta o do tipo central.
As causas da apneia podem ser:
- No caso de apneia obstrutiva do sono, podemos listar os seguintes fatores que aumentam o risco de bloqueio das vias aéreas:
- Características anatômicas;
- Obesidade;
- Uso de álcool e outros sedativos;
- Histórico familiar;
- Cigarro;
- Alterações hormonais;
- Congestão nasal.
No caso de apneia central do sono, as causas são diferentes, pois se trata de uma falha de comunicação entre o cérebro e as vias aéreas. Por isso, é normalmente resultado de uma condição médica, como um AVC, uma infecção no cérebro, entre outros.
Quais os riscos
A apneia do sono pode causar diferentes sintomas. A privação de sono pode abalar a saúde como todo, pois afeta tanto o emocional, quanto o mental e o físico. Enquanto o baixo nível de oxigênio do sangue pode levar a diversos problemas cardiovasculares, como pressão alta, ataque cardíaco, AVC, entre outros.
Tratamento
O primeiro passo para o tratamento é marcar uma consulta com um médico especializado na área. Assim poderá identificar quais são as causas e definir o melhor tratamento. Pode ser indicado uma mudança no estilo de vida, como redução do consumo de álcool e perda de peso, controle dos fatores de risco, protetores de boca e outros dispositivos, e até cirurgia.
Se você sofre com ronco e apneia e deseja realizar um tratamento, entre em contato conosco e agende uma consulta.