É comum que no começo a criança não queira usar o aparelho auditivo, até mesmo por vergonha dos coleguinhas, convidamos ter paciência, persistência e até um pouco de brincadeira para que eles entendam a importância do uso do aparelho. É importante explicar que com o aparelho auditivo irá ajudá-lo na comunicação entre as pessoas, principalmente entre os amiguinhos.
Vale lembrar também deixar toda a família ciente de que agora ele está usando aparelho, o envolvimento familiar e dos amigos é muito importante para uma criança, todos devem admirar e encorajar-lo nessa fase, assim a criança terá mais força de vontade e irá se sentir muito mais seguro.
Dicas para seu filho acostumar com o uso do aparelho auditivo
- Criar uma rotina é importante, como por exemplo, a criança já pediu ajuda para colocar o aparelho, participe desse momento mesmo que ele queira colocar sozinho.
- Caso ele não queira usar por muito tempo, faça um calendário e vá marcando as horas que ele ficou, isso irá dar mais coragem para que ele atinja o objetivo e uso contínuo.
- Participe das atividades enquanto ele estiver com o aparelho, e caso ele diga exemplo: olha o barulho do macaco, peça para ele imitar e de parabéns.
- Ensine ele a cuidar do aparelho, como guardar e tirar a caixinha por exemplo, mesmo que ele seja muito pequeno, a criança deve entender que agora o aparelho faz parte da sua vida.
- Se ele se queixar de que está machucando ou incomodando, retorne ao consultório para poder ajustar novamente o aparelho conforme as necessidades dele. Lembrando que é totalmente compreensível nos primeiros dias ele se queixa de excitação, desconforto e até mesmo pequenas irritações.
- Se a criança estiver brincando sozinha, fique atento para que ele não canse o aparelho, saiba que quando estão sozinhos eles tendem a retirar o aparelho até mesmo por curiosidade.
- No começo evite locais barulhentos, para não atrapalhar a adaptação e não deixar a criança irritada com tantos filhos.
Mantenha contato com o fonoaudiólogo
Incentive seu filho a conversar e expressar suas experiências com o uso do aparelho auditivo, quanto mais informações o fonoaudiólogo tiver em mãos, melhor será o ajuste e o funcionamento para ambos. Não se esqueça de realizar os testes auditivos periodicamente conforme as instruções do fono.
De qualquer forma, deve-se ter em mente que o mais importante da fase de adaptação é que ela é um processo gradativo e de trabalho para todos os membros da família, desafios para todos os membros da família, além de benefícios significativos para a criança.