Seja no inverno ou até mesmo no verão, acontece com a maior parte da população as famosas temporadas de gripes e resfriados, seja em adultos ou em crianças, portanto é bom se preparar.
Tomar a vacina contra a gripe é sua melhor chance de evitar a gripe, mas não há garantia de que você não sentirá uma série de sintomas que incluem febre, dores nos músculos e articulações, mal-estar, tosse seca e congestão.
Por mais infeliz que isso possa deixá-lo se sentindo, há outro efeito colateral menos conhecido da gripe que é bastante comum: perda auditiva temporária.
Quando você está doente, o líquido pode se acumular no ouvido médio e na trompa de Eustáquio, um canal fino na parte posterior da garganta que conecta o ouvido médio à nasofaringe. Essa congestão prejudica a audição de duas maneiras: inibe a passagem das ondas sonoras pelo ouvido e impede que a trompa de Eustáquio regule a pressão do ar no ouvido médio.
O resultado são sons abafados que são difíceis de ouvir. Zumbido ou zumbido nos ouvidos e problemas de equilíbrio também podem acompanhar a gripe. Na maioria dos casos, a perda auditiva induzida pela gripe é temporária. A audição normal deve retornar assim que seus sintomas terminarem.
No entanto, em raras ocasiões, danos nos nervos resultantes do acúmulo de fluido e pressão podem causar perda auditiva permanente. Se você se recuperou da gripe, mas sua audição não voltou, é crucial que você consulte seu fonoaudiólogo o mais rápido possível.
Para reduzir o risco de perda auditiva resultante da gripe, sua melhor aposta é evitar ficar doente em primeiro lugar! Isso nem sempre é possível, mas existem medidas que você pode seguir para minimizar as chances de contrair a gripe.
Esses incluem:
- Tome uma vacina anual contra a gripe. Embora não seja 100 por cento eficaz, uma vacina contra a gripe ajuda a proteger contra a infecção da cepa da gripe que a pesquisa indica será mais comum em um determinado ano.
- Atenha-se a uma dieta saudável e completa e ajude a impulsionar seu sistema imunológico tomando bastante vitamina C.
- Lave as mãos frequentemente com água morna e sabão, especialmente após entrar em contato com outras pessoas ou visitar instalações públicas.
- Fique longe de outras pessoas doentes para evitar a exposição a germes e vírus.
Se você ficar gripado, tome descongestionantes para ajudar a prevenir o acúmulo de muco e congestão. Seu médico também pode oferecer uma receita antiviral.
Tomar essas precauções deve ajudar a prevenir a gripe e consequentemente evitar danos em sua audição.