Barulho estranho no ouvido

Você já percebeu algum barulho estranho no ouvido, como estalos, zumbidos, chiados ou batidas? Pode ter surgido sem qualquer motivo e desaparecer da mesma maneira. A probabilidade é que tenha sido provocado por algo no próprio ouvido interno e não seja perigoso para a saúde. Entretanto, se está doendo, perdurando ou prejudicando o seu bem-estar, é importante procurar um médico.

Zumbido, o barulho mais frequente

A causa mais comum para barulhos como chiados, apitos, assobios ou qualquer tipo de som que não é produzido pelo ambiente é o zumbido. É bem comum surgir após a audição ficar exposta a sons altos por um longo período, como em festas, shows ou mesmo ruas muito movimentadas. Entretanto, também pode ser indicativo de perda auditiva, surgindo como uma forma de compensar a falta de estímulo sonoro.

As possíveis causas do zumbido são diversas, podem partir de problemas neurológicos até mesmo acúmulo de cera no ouvido. Por isso, para buscar tratamento é importante descobrir qual é a origem do problema.

Mudança de pressão

Se o barulho que você ouve é um estalo, é possível que seja apenas o resultado de uma mudança de pressão no ouvido. Pode ser causada por uma mudança de altitude, mergulho ou mesmo o ato de bocejar. Mas caso seja acompanhada de pressão ou dor persistente, é importante procurar um médico.

Disfunção temporomandibular

Ouvir zumbido no ouvido pode ser resultado de uma disfunção temporomandibular. Isso quer dizer que ocorreu alguma alteração na articulação responsável por ligar a mandíbula ao maxilar. Por essa articulação ser responsável pelo ato de abrir e fechar a boca, o ruído geralmente ocorre durante atividades como mastigação.

Para tratar esse tipo de disfunção, é possível que seja necessário procurar um dentista especializado para fazer um tratamento específico para o seu caso. Isso pode incluir o uso de anti-inflamatórios ou mesmo o uso de uma placa dentária.

Ouço as batidas do coração

Se você está ouvindo batidas do seu coração, é um caso chamado tinnitus pulsátil. É uma condição pouco comum causada por diversos fatores, sendo possível ser resultado de uma mudança no fluxo sanguíneo, hipertensão ou até mesmo estresse.

Nesse caso é importante procurar um médico para checar os vasos sanguíneos e o ouvido. Mas qualquer barulho incomodo deve ser checado com o seu médico, para assim obter um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado para o seu caso. Não existe uma cura definitiva para zumbido, mas tem tratamentos e formas de aprender a lidar com o problema.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.