Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Audição e a Tontura – Labirintite e Vertigem

Audição e a Tontura - Labirintite e Vertigem

Em primeiro lugar, a tontura não é uma doença e sim um sintoma. Os sintomas são diferentes para cada pessoa.

As sensações mais comuns são desequilíbrio, desorientação em relação ao ambiente que você está. Vale ressaltar que a tontura pode ou não ser acompanhada de deficiência auditiva. Temos um post completo sobre tontura e perda auditiva.

A tontura de ouvido, um dos tipos mais comuns de tontura, resulta de distúrbios na circulação sanguínea ou pressão de fluido nas câmaras do ouvido interno, de pressão direta no nervo de equilíbrio ou alterações fisiológicas envolvendo o nervo de equilíbrio. A inflamação ou infecção do ouvido interno ou do nervo de equilíbrio também é uma das principais causas de tontura no ouvido.

Quais são os sintomas da tontura que podem estar relacionado ao ouvido?

Observe quando a tontura surgir se você tem uma sensação de que tudo está girando, e você precisa se apoiar no momento, ou na hora que você movimentar a cabeça rapidamente sente vertigem ou até mesmo sente náuseas, porém você está consciente.

Como é diagnóstico de fato esse tipo de tontura?

A tontura pode ser causada por qualquer distúrbio no ouvido interno, no nervo do equilíbrio ou em suas conexões centrais. Isso pode ser devido a um distúrbio na circulação, pressão de fluido ou metabolismo, infecções, neurite, drogas, lesões ou crescimentos.

Será preciso uma avaliação ampla para averiguar a causa dessa tontura. Alguns exames e testes serão necessários, os mais conhecidos são: audiometria e otoneurológico conhecido por exame da labirintite, além de exame de sangue e teste físico.

Lembrete importante:

Pessoas que tem tonturas, vertigem constantes devem ter cuidados redobrados ao nadar. A flutuabilidade da água resulta em uma condição essencialmente sem peso, e a orientação visual é muito prejudicada se a cabeça estiver debaixo d’água, porque a orientação também está ligada ao canal do equilíbrio do ouvido interno.

Como é tratada a tontura

Em alguns casos com medicamentos prescrito por um médico para diminuir o sintoma. Mas em outros casos é necessário a estimular a circulação e aumentar a eficácia dos centros cerebrais para controlar as tonturas.

Evite café em excesso, drogas, cigarro, pois eles contraem os vasos sanguíneos. Se você é uma pessoa ansiosa ou passa por estresse também pode vir a sofrer mais com as tonturas.

Não deixe de consultar um especialista para realizar um diagnóstico preciso e começar um tratamento para evitar maiores problemas futuro a sua saúde.