São inúmeras as dúvidas que recebemos em nossa clinica de pacientes que sofrem com a perda auditiva, então, selecionamos as principais dúvidas e resumimos em um único artigo. Caso você tenha qualquer outra dúvida que não se encontra no artigo abaixo, entre em contato!
É fácil tratar a perda auditiva?
Em primeiro lugar, não existe um tratamento único para perda auditiva, mesmo porque existem vários tipos de perda e grau diferentes, porem o tratamento para quem deseja voltar a ouvir ou melhorar a audição é através do uso do aparelho auditivo, vale lembrar que é necessário realizar exames afim de saber qual o seu tipo e grau de perda.
O que acontece se eu não tratar a minha perda auditiva?
A perda auditiva não tratada principalmente em pessoas idosas, pode reduzir a função cerebral, aumentar o risco de quedas, causar isolamento social e consequentemente depressão, alguns casos a perda da audição pode estar associada a diabetes e até mesmo problemas cardiovasculares.
Com que idade as pessoas normalmente começam a ter perda auditiva?
Como a perda auditiva pode ser cumulativa, algumas começam na infância e assim continua enquanto a criança cresce. Na fase da adolescência dificilmente apresentam os sintomas, somente após os 20 ou no inicio dos 30 anos, surgem os primeiros sintomas.
Pessoas a partir dos 60 anos já começam apresentar algum grau de perda auditiva já bem mais perceptível, no grau mais leve ou grau mais severo.
Como posso melhorar minha audição?
Só é possível melhorar a sua audição com o uso do aparelho auditivo, não existem tratamentos, porque uma vez que a pessoa perde a audição ela precisa consultar um fonoaudiólogo, que irá solicitar exames para ver qual o grau da perda da audição. Mas não tenha vergonha de usar aparelho auditivo, porque com as novas tecnologias os aparelhos são quase invisível, além de poderem ser conectados ao celular.
Como posso prevenir a perda auditiva?
Se você trabalha ou fica exposto em locais com ruídos acima de 85 decibéis, você tem muitas chances de perder a sua audição ao longo do tempo, portanto, use proteção auditiva em locais com muito barulho. Vale lembrar para quem pratica esportes, tais como, caças, moto, quadriciclo, devem se proteger. Adolescentes que passam horas com fone de ouvido com volume alto, também devem ficar atentos. Evite dar brinquedos muito barulhentos para bebês.
A perda auditiva é hereditária?
Embora seja difícil dizer quais fatores genéticos predispõem os indivíduos à perda auditiva, parece haver uma conexão. Alguns distúrbios genéticos presentes no nascimento causam perda auditiva, mas na ausência de uma doença, a perda auditiva ainda pode ter uma base em sua genética.
O que devo fazer se tiver perda auditiva súbita?
Procurar um especialista o mais breve possível, porque a perda auditiva subida é considerada uma emergência médica. A perda auditiva repentina geralmente se resolve sozinha em duas semanas, mas pode não acontecer – o que significa que sua audição pode desaparecer para sempre. Procurando ajuda médica você pode tratar a perda e evitar maiores danos a sua audição.