A apneia do sono pode ser extremamente exaustiva. Muito mais do que apenas causar o ronco, provoca inúmeras paradas respiratórias que ocorrem durante a noite, levando a uma baixa concentração de oxigênio no sangue. Assim, causam cansaço durante o dia além de outros sérios problemas, mas existe um tratamento com aparelho de CPAP. Vamos esclarecer tudo sobre esse aparelho abaixo.

O que é  aparelho CPAP

CPAP é uma sigla em inglês para Continuous Positive Airway Pressure, que significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas. É, na verdade, um pequeno ventilador motorizado que envia um fluxo de ar pressurizado para as vias respiratórias e assim evitam que as passagens de ar se fechem devido ao relaxamento muscular.

Como resultado, o uso do CPAP permite que o usuário respire normalmente durante o sono e assim não sofra mais com os roncos ou os sufocamentos causados pelas interrupções na respiração.

Como Utilizar CPAP

O aparelho CPAP possui três partes principais: o equipamento CPAP, a mangueira e a máscara. Para utilizá-la, a máscara deverá ser colocada no nariz ou no nariz e boca, dependendo do modelo escolhido. Pode ser desconfortável de início, porém não apresenta riscos à respiração.

Os Tipos de CPAP

  • Os aparelhos CPAP podem ser encontrados em dois tipos:
  • Máscara Nasal: máscara que cobre apenas o nariz, podendo ser menos desconfortável;
  • Máscara Oronasal: modelo que cobre o nariz e a boca, indicado para pacientes que respiram pela boca;
  • Máscara Almofada Nasal: modelo confortável e pequeno, indicado para casos de apneia com níveis mais baixos de pressão;
  • Máscara Facial Total: máscara que cobre todo o rosto, ideal para pacientes com barba, dentadura ou que não conseguem se adaptar aos outros modelos.

Os tipos de CPAP também podem ser categorizados de acordo com o fluxo de ar, podendo ser fixo ou variável. De forma geral, todos tem a mesma função, ou seja, criar um fluxo de ar que impeçam o bloqueio das vias respiratórias. Alguns modelos possuem umidificadores acoplados, estes são úteis para impedir o surgimento de problemas de nariz entupido e seco ao utilizar o CPAP.

A escolha da melhor opção vai depender das necessidades do usuário, de forma a garantir conforto e um ajuste perfeito ao rosto para que não ocorra qualquer escape de ar.

O CPAP pode ser indicado por um médico ou um especialista de sono. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato com nossa clinica que agende uma consulta.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.