A importância do aparelho auditivo para idosos

Uma das causas mais comuns de perda auditiva é o processo natural de envelhecimento. Entretanto, diferentemente da visão, a perda auditiva gradual não ocorre de forma homogênea. É comum começar com a dificuldade de compreender certas sílabas ou sons, o que leva a pessoa acreditar que consegue sim ouvir, apenas não consegue entender o que está sendo dito.

A boa notícia é que para muitos casos de declínio na audição, o aparelho auditivo pode ser utilizado. O dispositivo, além de funcionar no tratamento do problema auditivo, melhora a comunicação e a qualidade de vida. Porém, quando falamos da terceira idade, muitos idosos demoram a perceber o problema e procurar o médico. E ainda assim, possuem uma resistência em usar o aparelho.

Problemas resultantes da perda auditiva nos idosos

A perda auditiva pode afetar mais a qualidade de vida do que você imagina. Muitos estudos apontam que adultos com perda auditiva e que se recusam a usar aparelhos auditivos sentem o efeito em suas vidas sociais. A dificuldade em ouvir leva a pessoa a se isolar, o que avança para solidão. Esta, por sua vez, pode facilmente evoluir para um quadro de depressão.

Além disso, a perda auditiva é muito relacionada ao desenvolvimento de demência. Exames cerebrais em pessoas com algum nível de perda da audição apontam que a condição pode acelerar o processo de atrofia do cérebro, aumentando as chances do desenvolvimento de demência.

Porém a perda auditiva não condena ninguém a desenvolver demência, depressão ou solidão. Mas sim aumenta as chances, já que provoca um declínio cognitivo. Porém, o uso de aparelhos auditivos melhoram o cenário, podendo proteger o usuário de desenvolver essas condições ou, pelo menos, retardando o surgimento dos primeiros sintomas.

O que é um aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que amplifica e altera os sons recebidos, captando-os pelo microfone e transformando-os em sinais elétricos para enviar ao cérebro. O uso no tratamento de perda auditiva não só melhora a qualidade de vida, reduzindo a chances de desenvolvimento de depressão, demência e solidão, como também diminui as chances de quedas em idosos.

Benefícios do uso do aparelho auditivo

Quanto mais cedo procurar o médico sobre a perda auditiva, melhor. Assim você evita o desenvolvimento de doenças relacionadas ao declínio cognitivo, aumenta a sua expectativa de vida, melhora o seu dia a dia e ainda ajuda a manter a vida social e os relacionamentos pessoais.

Por isso, se você está percebendo algum sinal de perda auditiva, entre em contato com a nossa clinica de aparelhos auditivos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.