Embora nem todos os tipos de perda auditiva sejam evitáveis, existem medidas que você pode tomar para diminuir o risco de desenvolver perda auditiva relacionada à idade e/ou perda auditiva induzida por ruído.
Nunca é cedo demais – ou tarde demais – para começar a usar proteção auditiva em meio a ruídos altos. E adotar um estilo de vida saudável e seguir os conselhos do seu médico pode ajudar muito a proteger sua saúde auditiva .
Não podemos enfatizar o suficiente a importância de reduzir sua exposição a ruídos altos (mais sobre isso abaixo), mas existem outros hábitos saudáveis que também ajudarão você a preservar sua audição à medida que envelhece:
8 dicas de estilo de vida para ajudar a prevenir a perda auditiva
Seu ouvido interno contém células delicadas semelhantes a cabelos que são bastante sensíveis a mudanças no fluxo sanguíneo, elas são vitais para a forma como ouvimos . Se essas células estiverem danificadas, você terá perda auditiva. Quanto mais saudável você estiver em geral, melhor poderá prevenir a perda auditiva — ou preservar a audição residual que você tem, se já tiver perda auditiva.
1. Gerencie sua pressão arterial e saúde cardíaca
A pressão alta e as doenças cardíacas podem danificar os frágeis mecanismos dentro do ouvido que o ajudam a ouvir. Se você tem colesterol alto ou pressão arterial, siga as ordens de tratamento do seu médico para controlá-lo.
2. Pare de fumar e vaping e limite o consumo de bebidas
Estudos mostram definitivamente que a fumaça do cigarro – seja diretamente, de segunda mão ou mesmo no útero – pode ter um grande impacto na saúde auditiva de uma pessoa. Da mesma forma com o uso pesado de álcool , que pode criar um ambiente tóxico no ouvido. Vaping e perda auditiva não são tão bem estudados, mas existem relatos anedóticos ligando-os à perda auditiva súbita.
3. Mantenha o diabetes sob controle
A pesquisa mostrou que as pessoas com diabetes são duas vezes mais propensas a ter perda auditiva . Assim como a pressão alta, o diabetes pode danificar as células do ouvido interno. Mantenha o açúcar no sangue sob controle e siga as ordens do seu médico para controlar o diabetes.
4. Exercite-se e pratique a redução do estresse
Para que o exercício não é útil? O exercício melhora o fluxo sanguíneo e ajuda seu corpo – e sua saúde auditiva – de inúmeras maneiras. (Apenas tome cuidado com música alta e levantamento de peso incorreto na academia ; ambos estão ligados a danos auditivos.) E como altos níveis crônicos de estresse não são bons para sua audição (ou para o resto de vocês), faça o que puder para manter níveis de estresse sob controle.
5. Coma alimentos ricos em certas vitaminas e minerais
Você sabia que várias vitaminas e minerais , principalmente B12, potássio e magnésio são vitais para uma boa audição? A anemia por deficiência de ferro está ligada à perda de audição, então tente comer uma dieta rica em ferro.
6. Conheça sua história familiar
Embora conhecer seu histórico familiar não previna diretamente a perda auditiva, ajudará você a saber se está em risco elevado. A detecção precoce pode reduzir o risco dos impactos negativos da perda auditiva, como declínio cognitivo, depressão e isolamento social.
7. Esteja ciente dos medicamentos que causam perda auditiva
Centenas de medicamentos vendidos sem receita e prescritos estão ligados à perda auditiva. Esses medicamentos ototóxicos variam de medicamentos comuns de venda livre, como aspirina, a medicamentos quimioterápicos e antibióticos intravenosos. Em alguns casos, você pode tomar um medicamento alternativo para reduzir o risco de perda auditiva relacionada ao medicamento.
8. Por último, mas não menos importante, reduza o risco de perda auditiva induzida por ruído
Mesmo que você seja tão saudável quanto um atleta olímpico e coma saladas o dia todo, ainda corre o risco de sofrer danos auditivos se não proteger sua audição em ambientes barulhentos. Independentemente da sua idade ou do seu estado auditivo, é sempre uma boa ideia proteger a sua audição quando for exposto a sons altos. Simplificando, não há nada mais prejudicial à sua audição.