O que é exame de audiometria

A perda auditiva é um problema que pode afetar pessoas de qualquer idade. A maneira mais eficiente de diagnosticar o problema de audição é através do exame de audiometria. Mas, afinal, o que é esse exame?

O que é exame de audiometria?

A audiometria é um exame indolor aplicado por um fonoaudiólogo ou médico em uma cabine acústica, ou sala silenciosa devidamente tratada. Nela o paciente irá receber diferentes estímulos sonoros de distintas frequências e intensidades e deverá indicar quais ele consegue perceber. Assim, é possível identificar se existe uma perda auditiva e, principalmente, de qual nível.

Existem dois tipos de exames de audiometria, são eles:

  • Audiometria Tonal: este exame serve para avaliar a capacidade auditiva do paciente e determinar o limiar auditivo, ou seja, o nível mínimo de percepção do som.
  • Audiometria Vocal: também chamado logoaudiometria, este exame avalia a percepção de conversação, ou seja, analisa a capacidade de compreensão da fala. Muitas pessoas conseguem ouvir, mas tem dificuldade de entender, o que pode indicar falhas nos neurônios responsáveis por essa parte.

Em casos de crianças o teste é adaptado. Até os quatro ou cinco anos, a audiometria infantil condicional é utilizada, onde se avalia as reações da criança durante o exame. Nele, a criança deve realizar alguma tarefa ao perceber sons, estes pré-estabelecidos com o profissional.

Já em crianças com menos de dois anos, é utilizada a audiometria comportamental, onde é observado a reação da criança ao estímulo de sons, como a fala e instrumentos musicais.

Para o que serve o exame de audiometria?

O exame realiza uma avaliação de ambos os ouvidos e apresenta a capacidade de ouvir sons de diferentes graus do paciente. Com esses resultados, o médico irá identificar o nível de perda auditiva e recomendar o tratamento apropriado. Este pode ser medicamentos, cirurgia ou o uso de aparelhos auditivos.

Quando realizar o exame?

A audiometria é designada a identificar a perda auditiva, por isso pode ser feita como um exame de rotina ou caso queira investigar uma possível perda de audição. Alguns casos pedem uma maior atenção, como em situações em que a pessoa está constantemente exposta a sons altos. Nessa situação, ela está mais suscetível a desenvolver perda auditiva e deve estar atenta aos primeiros sinais e realizar o exame periodicamente.

O avanço da idade, histórico de perda auditiva na família, infecções no ouvido e alguns medicamentos podem levar a pessoa a desenvolver a perda da audição. Nessas situações é fundamental fazer a audiometria com certa frequência, para assim identificar o problema e iniciar o tratamento o mais cedo possível.

A audiometria é um exame simples, mas que oferece informações imprescindíveis sobre a sua saúde auditiva. Por isso, caso perceba os primeiros sinais de perda da audição, procure o seu médico e solicite o exame.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.