Quando você dorme, sua língua, músculos da garganta e palato mole relaxam. Se eles relaxarem demais, eles podem cair para trás e bloquear as vias aéreas, vibrando juntos quando você respira. Isso faz com que os sons ruidosos indicadores associados ao ronco. Quanto mais a via aérea estiver obstruída, mais alto será o ronco.
Existem vários fatores que aumentam as chances de você roncar. Pessoas com tecido de garganta volumoso ou palato mole aumentado têm maior risco de roncar, assim como aqueles que apresentam congestão nasal frequente, têm desvio de septo, pólipos nasais, amígdalas ou adenoides aumentadas, bem como aqueles que bebem álcool antes de dormir.
O típico roncador está acima do peso, é do sexo masculino e tem mais de 40 anos. O ronco tende a piorar com a idade. Em alguns indivíduos, as vias aéreas ficam tão obstruídas que a respiração é interrompida; isso leva a uma condição médica grave conhecida como apnéia do sono.
Dicas para diminuir o ronco
Se o seu ronco não for uma complicação da apnéia do sono, implementar mudanças no estilo de vida pode ajudar a eliminar o problema. Dicas úteis incluem:
- Mudando sua posição de dormir – O ronco ocorre quando o tecido da língua e da garganta cede durante o sono, bloqueando as vias aéreas. Dormir de costas piora isso, então tente dormir de lado. Se você tem a tendência de rolar de costas, tente prender uma bola de tênis na parte de trás do pijama para evitar isso. Usar um travesseiro de corpo também pode ajudá-lo a permanecer de lado. Tente elevar a cabeceira da cama alguns centímetros ou apoie-se usando travesseiros.
- Perder peso – A maioria das pessoas que roncam está acima do peso. O excesso de peso ao redor do pescoço pode estreitar as vias aéreas e torná-lo mais propenso a roncar. Perder 10% do seu peso total pode fazer uma grande diferença.
- Evitar álcool antes de dormir – O álcool age como um relaxante muscular, reduzindo o tônus muscular na parte de trás da garganta e tornando o ronco mais provável. Você deve restringir a ingestão de álcool quatro a cinco horas antes de dormir.
- Parar de fumar – A fumaça do tabaco irrita as membranas do nariz e da garganta, causando obstrução das vias aéreas e aumento do risco de ronco.
- Manter uma rotina regular de sono – Tente ir para a cama no mesmo horário todas as noites. Um horário estranho pode resultar em muito pouco sono, o que leva ao cansaço excessivo. Quando você dorme duro, os músculos ficam mais relaxados, levando ao ronco.
- Mantendo suas passagens nasais abertas – Um nariz entupido pode impedir que o ar se mova livremente, causando ronco.
- Mantendo-se hidratado – Beba bastante líquido para umedecer a garganta e o palato.
As dicas acima podem te ajudar, porém o tratamento mais indicado e eficaz para apneia do sono e ronco é o uso do aparelho CPAP. Uma terapia que irá ajudar você e sua família a dormir muito melhor. Entre e contato que iremos te explicar tudo sobre o aparelho.