Você Sabe o que Acontece Durante a Apneia?

Distúrbios do sono podem ser bastante incômodos, pois além atrapalharem o sono do parceiro ou parceira, também afetam a qualidade do descanso e, como consequência, a produtividade no dia seguinte. E isso não é diferente para a apneia do sono, que se caracteriza pelo ronco alto e paradas respiratórias momentâneas.

É uma condição bastante comum, afeta por volta de 32,8% da população da cidade de São Paulo, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Porcentagem que se repete em outras grandes cidades. Mas afinal, o que ocorre durante a apneia do sono e qual o perigo?

Como ocorre a apneia do sono

A apneia do sono é uma condição que ataca durante a noite, quando obstruções nas vias respiratórias impedem do ar passar, causando uma apneia, ou seja, uma parada respiratória de no mínimo dez segundos, ou então uma hipopneia recorrente, esta que se trata de uma diminuição do fluxo respiratório.

A parada respiratória pode ocorrer por diversos motivos, sendo alguns deles:

  • Relaxamento exagerado dos músculos que compõem as vias respiratórias;
  • Língua, amígdalas, úvula ou adenóides maiores que o normal;
  • Deformidades do crânio e face;
  • Queixo pequeno;
  • Pescoço largo.

Quando a apneia ocorre, a resposta do cérebro é fazer o corpo acordar para que a musculatura volte a funcionar e assim as vias respiratórias fiquem livres. O processo não faz o completo despertar, por isso a maioria das pessoas nem o percebem. Porém, é o suficiente para atrapalhar o sono. Como a apneia ocorre diversas vezes durante a noite, o sono profundo não é alcançado o que leva a cansaço e sonolência no dia seguinte.

Efeitos da apneia do sono

A diversas paradas respiratórias durante o sono seguidas pelos momentâneos despertares afetam muito mais do que somente a energia no dia seguinte. O sistema respiratório pode sofrer com a privação de oxigênio constante, piorando casos de asma ou outras doenças pulmonares.

Pessoas com apneia do sono também são mais propensas a desenvolver problemas hormonais e metabólicos, problemas do coração, diminuição da libido, pressão alta entre outros.

Também é comum boca seca, irritabilidade, falta de concentração e dor de cabeça. Porém o mais importante é entender que a apneia do sono é uma condição que afeta mais do que o bem-estar. A privação de oxigênio e as interrupções do sono deixam o corpo vulnerável a diversas doenças graves.

Porém é uma condição que possui tratamento. Primeiro, são necessários alguns exames para atingir diagnóstico correto. Com os resultados em mãos, define-se a melhor abordagem para o seu caso. Mudanças no estilo de vida podem ser indicadas, mas também terapias, aparelho CPAP e até cirurgia.

Nossa clinica vende aparelho CPAP, acessórios, realiza exame de polissonografia, além de fazer acompanhamento.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.