Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Terapia Para Tontura da Labirintite

Terapia para tontura labirintite

Imagine sentir tudo girando, em uma crise de tontura e vertigem que pode durar desde alguns minutos até mesmo horas. É isso que acontece quando a pessoa sofre com tontura da labirintite, uma condição que geralmente começa a se apresentar após os quarenta anos e pode ter diferentes causas.

Você sabe o que é labirintite?

O chamado labirinto é uma estrutura da orelha interna constituída pela cóclea, vestíbulo e canais semicirculares. Essas estruturas são responsáveis pela audição e equilíbrio, respectivamente. Por conta disso, qualquer alteração nessa região pode causar crises de labirintopatias e vestibulopatias, seja por conta de um processo infecioso, inflamatório, neurológico ou mesmo genético.

A labirintite é causada por uma inflamação do ouvido, podendo ser decorrente de uma infecção de ouvido, estresse, alteração metabólica ou vestibular, colesterol alto, entre outras. Até mesmo diabetes e hipertensão podem afetar os vasos sanguíneos da região e provocar uma crise.

Sintomas da Labirintite

A labirintite é caracterizada pela tontura e vertigem, porém pode ser acompanhada de outros sintomas como:
Zumbido;

  • Perda ou diminuição da audição;
  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Sudorese.

Diagnóstico e tratamento para tontura

É fundamental uma avaliação médica, de preferência por um otorrinolaringologista, para uma avaliação detalhada, não somente da condição do ouvido, caso tenha uma infecção ou inflamação, mas também a audição e do equilíbrio. Também é importante averiguar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Existe ainda um exame mais específico, o exame otoneurológico completo, que permite o diagnóstico da labirintite.

Para o tratamento, é necessário o diagnóstico correto para assim saber o que está causando a labirintite de forma específica e traçar a melhor forma de atacar o problema. De maneira geral, existem alguns tipos de medicamentos que podem ser indicados, como: vasodilatadores, anticonvulsivantes, remédios que diminuem o estímulo ao labirinto, além de medicamentos voltados aos sintomas para diminuir a tontura e o enjoo. Existe também a reabilitação vestibular, um método não invasivo de lidar com o problema.

A reabilitação vestibular

Se você ainda está sentindo os sintomas de labirintite mesmo após o tratamento com medicamentos, a sugestão é a reabilitação vestibular. Este tem como base um conjunto de exercícios personalizados que visam diminuir os sintomas da tontura e melhorar o equilíbrio do corpo e pode ou não ser acompanhado de medicação.

É imprescindível o acompanhamento médico para a avaliação da evolução do seu caso e a indicação do melhor tratamento. A labirintite pode ter cura, mas caso o tratamento demore a começar, é possível que ocorra uma diminuição na capacidade de ouvir.

Nossa clínica realiza tratamento com terapia para quem sofre com tonturas da labirintite. Agende uma consulta para que possamos esclarecer suas dúvidas e agendar uma avaliação.