Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Terapia para TEA – Transtorno do Espectro do Autismo

Terapia para TEA - Transtorno do Espectro do Autismo

Terapia para transtorno do Espectro do autismo (TEA)

O autismo ou melhor, transtorno do espectro do autismo (TEA),trata-se de uma condição onde o paciente possui um déficit na comunicação, seja esta verbal, não-verbal ou mesmo na socialização. Também afeta o comportamento, como interesse restrito, movimentos repetitivos e hiperfoco.

É considerado um espectro justamente por apresentar-se em diferentes níveis de necessidades, desde casos que acompanham epilepsia e deficiência intelectual a casos de grau tão baixo que a pessoa nunca recebe um diagnóstico.

O autismo, no entanto, não possui cura. Quando é dado o diagnóstico, é importante entender as opções de terapias existentes, pois quanto mais cedo são aplicadas, maiores são seus efeitos a longo prazo. Conheça as principais opções:

Fonoaudiologia TEA

Crianças autistas costumam apresentar dificuldade em se comunicar, mesmo que o grau varie de acordo com o caso. Por isso, a fonoaudiologia é uma das terapias mais utilizadas em crianças no espectro, pois seu foco é justamente na melhora da comunicação, abrangendo a comunicação oral, escrita, a audição, a voz e até mesmo o equilíbrio.

O tratamento se inicia com a aplicação de uma avaliação fonoaudiológica para assim entender as necessidades do paciente.

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional se propõe a melhorar a vida do paciente e estimular sua independência. O Tratamento é focado no desenvolvimento das habilidades relacionadas as tarefas diárias, de aprendizado e de diversão. São atividades relacionadas a coordenação motora, higiene, leitura, escrita, entre outras atividades do dia a dia.

Terapia comportamental (ABA)

A terapia comportamental toma como base a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) utiliza estratégias parar alterar o comportamento do paciente através do reforço de comportamentos positivos focados na comunicação, aprendizado e ensino novas habilidades.

O processo é individual e intensivo, voltado para as habilidades necessárias para que a pessoa com autismo consiga conquistar a independência e a melhor qualidade de vida possível.

Acompanhamento com pedagogo

O apoio pedagógico é fundamental para o processo de aprendizagem da pessoa no espectro autista, isso porque é necessário entender as dificuldades e as características individuais do aluno para ele conseguir absorver o conteúdo. Pode ser necessário um acompanhante pedagógico especializado para alguns casos, enquanto outros seja necessário a adequação da metologia de ensino.

A terapia tem como foco identificar e melhorar os pontos de dificuldade da pessoa no espectro autista, para assim melhorar a sua qualidade de vida. Quanto mais cedo são iniciados o tratamento, melhores são os resultados. Nós da Auditif oferecemos terapias tanto presenciais quanto online. Entre em contato para agendar uma consulta.