Técnicas de terapia da fala são usadas para melhorar a comunicação. Isso inclui terapia de articulação, atividades de intervenção de linguagem e outras, dependendo do tipo de distúrbio de fala ou linguagem. O médico responsável por essa terapia é o fonoaudiólogo é ele que irá te ajudar a criança em todo processo.
A terapia da fala pode ser necessária para distúrbios da fala que se desenvolvem na infância ou deficiências da fala em adultos causadas por uma lesão ou doença, como acidente vascular cerebral ou lesão cerebral.
Por que é necessário a terapia da fala?
Existem vários distúrbios de fala e linguagem que podem ser tratados com terapia da fala.
Distúrbios da articulação – distúrbio de articulação é a incapacidade de formar adequadamente certos sons de palavras. Uma criança com esse distúrbio de fala pode soltar, trocar, distorcer ou adicionar sons de palavras.
Distúrbios da fluência – distúrbio de fluência afeta o fluxo, a velocidade e o ritmo da fala. A gagueira e a desordem são distúrbios da fluência. Uma pessoa com gagueira tem dificuldade em emitir um som e pode ter a fala bloqueada ou interrompida, ou pode repetir parte de uma palavra. Uma pessoa com desordem geralmente fala muito rápido e mescla palavras.
Distúrbios de ressonância – distúrbio de ressonância ocorre quando um bloqueio ou obstrução do fluxo regular de ar nas cavidades nasais ou orais altera as vibrações responsáveis pela qualidade da voz. Também pode acontecer se a válvula velofaríngea não fechar corretamente. Os distúrbios de ressonância são frequentemente associados a fenda palatina , distúrbios neurológicos e amígdalas inchadas.
Distúrbios expressivos – distúrbio da linguagem expressiva é a dificuldade de transmitir ou expressar informações. Se você tem um distúrbio expressivo , pode ter problemas para formar frases precisas, como usar o tempo verbal incorreto. Está associado a deficiências de desenvolvimento, como síndrome de Down e perda auditiva. Também pode resultar de traumatismo craniano ou de uma condição médica.
Distúrbios cognitivo-comunicacionais – dificuldade de comunicação devido a uma lesão na parte do cérebro que controla sua capacidade de pensar é chamada de distúrbio cognitivo-comunicativo. Isso pode resultar em problemas de memória , resolução de problemas e dificuldade para falar ou ouvir. Pode ser causada por problemas biológicos, como desenvolvimento anormal do cérebro, certas condições neurológicas, lesão cerebral ou acidente vascular cerebral.
Afasia – é um distúrbio de comunicação adquirido que afeta a capacidade de uma pessoa falar e entender os outros. Também muitas vezes afeta a capacidade de uma pessoa de ler e escrever. O AVC é a causa mais comum de afasia, embora outros distúrbios cerebrais também possam causá-la.
Disartria – esta condição é caracterizada por fala lenta ou arrastada devido a uma fraqueza ou incapacidade de controlar os músculos usados para falar. É mais comumente causada por distúrbios do sistema nervoso e condições que causam paralisia facial ou fraqueza na garganta e na língua, como esclerose múltipla (EM) , esclerose lateral amiotrófica (ELA) e acidente vascular cerebral.
Terapia da fala para crianças
Para o seu filho, a terapia da fala pode ocorrer em uma sala de aula ou em um pequeno grupo, ou individualmente, dependendo do distúrbio da fala. Os exercícios e atividades de fonoaudiologia variam de acordo com o distúrbio, a idade e as necessidades do seu filho. Durante a terapia fonoaudiológica para crianças, o fonoaudiólogo pode:
- Interagir por meio de conversas e brincadeiras, e usando livros, gravuras e outros objetos como parte da intervenção de linguagem para ajudar a estimular o desenvolvimento da linguagem.
- Modelar sons e sílabas corretos para uma criança durante o jogo apropriado para a idade para ensinar a criança como fazer certos sons.
- Fornecer estratégias e trabalhos de casa para a criança.
Se você tem filhos com problemas de fala, você pode contar com os especialistas da nossa clínica, é só agendar uma avaliação.