Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Sinais de Perda Auditiva Infantil

Sinais de Perda Auditiva Infantil

Fique atento aos sinais abaixo e descubra se seu filho possui perda auditiva

Possíveis sinais de perda auditiva em crianças pequenas e bebês

  • Não reagem ao ouvir sons altos
  • Não conseguem identificar de onde vêm o som
  • Não balbuciam e não emitem nenhum tipo de som
  • Não reagem ao ouvir vozes
  • Orelhas mal formada no nascimento

Idades em que as crianças normalmente aprendem a ouvir e falar

Nascimento – 03 meses

Audição e compreensão:

  • Assustam-se ao ouvir sons altos, por ex: porta batendo
  • Acalmam-se ou sorriem quando alguém fala com eles
  • Reconhecem as vozes dos familiares
  • Quando estão acordados mamando, mudam a cabeça em direção ao som

Fala e linguagem:

  • Emitem alguns tipos de som com a boca
  • Choram de forma diferente por necessidades diferentes
  • Sorriem quando vê alguém da família

04 – 06 meses

Audição e compreensão:

  • Movem os olhos na mesma direção dos sons
  • Responde às mudanças no tom da voz
  • Observam brinquedos que fazem barulhos
  • Presta atenção nas músicas

Fala e linguagem:

  • Os balbucios que eles emitem estão mais parecidos com os da fala
  • Emitem sons diversos quando deixados sozinhos ou quando brincam

07 meses – 1 ano

  • Gostam de brincar, como por ex: de esconde-esconde
  • Viram-se para olhar quando escutam qualquer tipo de som
  • Prestam atenção quando conversam com eles
  • Reconhecem algumas palavras comum como: mama, água, dormir

Fala e linguagem:

  • Balbuciam longamente
  • Usam a fala sem choro para chamar alguém
  • Imitam diferentes sons da fala
  • Falam uma ou duas palavras mesmo elas não sendo ditas corretamente

1 – 2 anos

Audição e compreensão:

  • Entendem perguntas simples, como por ex: quer mamar?
  • Ouvem histórias e canções
  • Apontam para figuras em um livro quando nomeadas por alguém
  • Respondem quando são chamados

Fala e linguagem:

  • A cada semana falam mais palavras
  • Juntam duas palavras tipo: eu quero
  • Usam muitos sons consonantais diferentes no início das palavras

Deve-se levar em consideração que as crianças que têm sua audição normal, podem atingir esses marcos de desenvolvimento tanto da fala como da audição mais tarde, cada criança tem seu  próprio desenvolvimento! Porém, se você possui dúvidas ou observou algum comportamento diferente, deve conversar com um profissional.

Criança com perda auditiva em idade escolar

  • Não conseguem prestar atenção na aula ou fazem muito esforço para compreender o que o professor fala
  • Pedem com frequência para repetir o que foi dito
  • Mal comportamento ou dificuldade em se enturmar
  • Dificuldade para se concentrar
  • Ficam colocando o dedo no ouvido como se estivessem coçando-os
  • Não compreendem comandos simples, como “guarde seus brinquedos”
  • Ficam irritados e frustrados na hora de se comunicar
  • Não conseguem identificar de onde vêm os sons

Se você notou esses comportamentos, deve-se marcar uma consulta e expor ao fonoaudiólogo. Quanto antes for identificado e diagnosticado a perda auditiva na criança, melhor será o aprendizado escolar.