Como saber se preciso usar aparelho auditivo?
Uma dúvida muito frequente nos consultórios de médicos otorrinolaringologista é essa: “Mas eu preciso usar o aparelho auditivo?” Vamos começar com algumas perguntas simples:
- Você começa a perceber que precisa ficar pedindo para seu filho, neto ficarem repetindo uma palavra ou até mesmo uma frase que não entendeu bem?
- Você precisa ficar aumentando o volume da televisão?
- Você não sente mais vontade de sair para um passear com sua família, preferindo ficar em casa?
Caso você tenha respondido SIM para essas perguntas, já é um grande e importante fator para ir em busca de recursos e melhorias para sua saúde auditiva.
Consulte um especialista em audição
O passo mais importante é a consulta com os especialistas da saúde auditiva e são eles: Otorrinolaringologista e o Fonoaudiólogo que são profissionais capacitados para investigar os problemas referidos a sua saúde auditiva. Com esses profissionais, o paciente irá ser submetido a uma gama de exames audiológicos, dentre eles a Audiometria, a fim de dá inicio ao tratamento correto.
Após os resultados dos exames, o paciente será encaminhado para um centro especializado em aparelhos auditivos.
O Fonoaudiólogo é o profissional capacitado e tem o importante papel em apresentar uma variedade de Aparelhos Auditivos, conforme o Tipo e Grau da perda que o paciente apresenta. Além do mais, prestar um acompanhamento correto para que a reabilitação Auditiva seja mais eficaz e prazerosa para o paciente, bem como para os familiares, tendo assim uma qualidade de vida ainda melhor.
Mas vale ressaltar que procurar o melhor aparelho não é uma tarefa fácil, porém, ela se torna mais simples e tranquila quando o paciente conhece os tipos de tecnologias auditivas que cada aparelho possuí.
Se você deseja conhecer sobre tipos e modelos, click no link aparelhos auditivos.