Qual Relação Entre Rinite e Zumbido no Ouvido

Nariz entupido, coriza, espirros e tosses são alguns dos incômodos de quem sofre de rinite. Porém, a sua saúde auditiva também pode ser afetada por ela e problemas como diminuição da audição e zumbido podem aparecer.

Mas afinal, qual a relação entre a rinite e o zumbido no ouvido?

O que é a rinite?

A rinite é uma condição decorrente de uma inflamação nas mucosas nasais, área responsável pela filtragem, umidificação e aquecimento do ar que respiramos, para assim impedir que pelos, pó ou qualquer partícula grande alcancem os pulmões. Pode ser classificada em alérgica, crônica ou aguda.

Quando a rinite é provocada por partículas alérgicas, como pó, odores fortes (como cheiro de tinta), pelos de animais e poeira, é chamada de rinite alérgica. Já a rinite que persiste por mais de três meses é classificada como crônica. Por último, quando dura de 7 a 10 dias e pode ser chamada de resfriado, diz-se ser rinite aguda ou infecciosa.

De forma geral, os sintomas comuns são:

  • Espirros constantes;
  • Coriza;
  • Nariz entupido;
  • Coceira no nariz.

Problemas auditivos

Mas então qual a relação entre rinite e a saúde auditiva? A questão é a proximidade do sistema respiratório e auditivo, conectados pela tuba auditiva. Em casos de alergias e crises de rinite ou sinusite, que provocam uma secreção no nariz, esta pode se acumular e obstruir a tuba. Quando isso acontece, provoca dor e a sensação de ouvido tampado.

Quando a tuba auditiva se encontra obstruída, a pressão no ouvido médio é menor. Como consequência, qualquer alteração na audição pré-existente ou não se torna mais perceptível, como o zumbido.

Em casos de sinusite, o problema pode evoluir para uma otite média que, se não tratada, pode desenvolver meningite ou até perda auditiva permanente. Por isso é importante procurar um médico otorrinolaringologista para tratamento imediato e assim evitar problemas maiores.

Tratamento para rinite e zumbido

Caso esteja percebendo sintomas de rinite, o ideal é procurar um médico especializado que irá fazer o diagnóstico correto e identificar o tipo e os fatores que desencadeiam as reações alérgicas. No caso da rinite na forma aguda, o paciente consegue se recuperar naturalmente. Quando se trata da alérgica ou crônica, os sintomas podem ser controlados, mas não existe uma solução definitiva.

Caso tenha percebido zumbido, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista. De maneira geral, a rinite não provoca o zumbido, por isso é importante investigar suas causas, uma vez que pode estar associada a uma perda de audição ou algum problema grave.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.