Quais os Níveis da Perda de Audição

Deficiência auditiva, surdez ou perda auditiva refere-se à incapacidade total ou parcial de ouvir

Se você deseja entender sua própria perda auditiva ou de um familiar, o primeiro passo é procurar uma clínica e marcar uma consulta com um fonoaudiólogo, essa é maneira mais rápida e precisa, porém vamos descrever alguns tipos de perda e seus sintomas. Lembrando que qualquer tipo de perda auditiva deve-se procurar uma clínica especializada, não importa a idade!

Existem diferentes níveis de perda auditiva, vamos classificar da seguinte maneira:

Perda leve (26 a 40 dB): em geral, você pode ouvir uma conversa sem muita dificuldade, porém se houver ruído de fundo, fará esforço para compreender melhor o que a outra pessoa fala.

Perda moderada (41 a 55 dB): você terá dificuldade em ouvir a fala quando houver ruído de fundo, e será preciso aumentar o volume da TV ou do rádio quando estiver ouvindo.

Perda moderada a severa (56 a 70 dB): quando é preciso falar em um tom mais alto e quando estiver em grupo de amigos terá dificuldade para compreender o que falam.

Perda severa (70 a 90 dB): quando atinge esse grau de perda auditiva a pessoa já não consegue compreender mais nada durante uma conversa ou assistir tv, sendo sua fala num tom muito alto.

Perda profunda (+91 dB): pessoas que não conseguem mais ouvir nem um barulho, por exemplo, barulhos de máquinas trabalhando, turbina de avião, (sons considerados muito alto e prejudiciais a audição). Esse grau geralmente está presente já no nascimento ou na infância.

Pessoas que sofrem com problemas de audição, muitas vezes adquirem comportamentos diferentes, evitam determinados lugares com muito barulho, como: cinema, restaurante, acabam se isolando de uma certa forma, para evitar constrangimentos, em muitos casos acabam tendo depressão devido ao seu problema e a falta de informação. Nesse caso é fundamental a terapia com psicólogos além da terapia com psicólogos.

A mudança na audição ocorre ao longo dos anos e quando notamos que algo está errado, ou seja, dificuldades em ouvir mesmo que seja em determinados momentos do dia, deve-se procurar ajuda o quanto antes, para não agravar um problema que pode ser tratado enquanto há tempo e tomar certos tipos de cuidados com a saúde auditiva.

Perda Auditiva VS. Surdez

É importante distinguir entre os diferentes níveis de perda auditiva.

Perda auditiva: é uma capacidade reduzida de ouvir sons da mesma maneira que outras pessoas.

Surdez: ocorre quando uma pessoa não consegue entender a fala através da audição, mesmo quando o som é amplificado.

Surdez profunda: refere-se a total falta de audição. Uma pessoa com surdez profunda é incapaz de detectar qualquer tipo de som.

A gravidade da deficiência auditiva é categorizada por quantos volumes mais altos precisam ser ajustados antes que você possa identificar o som.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.