Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Posso Dormir Com Aparelho Auditivo?

O aparelho auditivo é um dispositivo que melhora a qualidade de vida da pessoa com algum nível de surdez e pode ser uma peça fundamental no processo de reabilitação auditiva. O uso diário é recomendado e isso pode gerar uma dúvida: pode dormir com ele no ouvido?

A resposta curta é: não. Se tratando de aparelhos auditivos, o ideal é retirá-los quando for dormir, abrir a entrada da bateria e deixá-los em um lugar arejado, como a mesa de cabeceira. Outra opção é deixá-lo em um desumidificador elétrico, que além de resguardá-lo, irá remover toda a umidade gerada por suor e outros fatores durante o dia.

Existe riscos de usar o aparelho durante a noite?

Algo bastante comum entre os usuários de aparelhos auditivos é cair no sono antes de tirar o dispositivo, seja na frente da televisão ou em um cochilo rápido no sofá. Nesse caso, saiba que não irá prejudicar sua saúde auditiva e não irá criar grandes problemas, ao passo que não seja recorrente.

A questão sobre o uso de aparelhos auditivos durante o sono são dois pontos: primeiro, alguns aparelhos possuem um complemento que contorna a orelha. Justamente nessa parte é o local onde se encontram os microfones. Por isso, ao dormir com o dispositivo, é possível que os microfones entrem em contato com lençóis ou travesseiros, gerando ruídos desagradáveis que afetam a sua qualidade de sono.

Já o segundo ponto é o conforto, já que o aparelho auditivo é feito de materiais duros como plástico, pressioná-lo contra o ouvido por horas a fio pode ser desconfortável, além de machucar a pele.

Além disso, o uso prologado de aparelhos auditivos pode levar ao acúmulo de cera de ouvido, o que, por consequência, faz com que o uso do dispositivo se torne mais desconfortável.

Manutenção do aparelho

O uso do aparelho auditivo durante o sono também pode diminuir a vida útil do dispositivo, pois ele é feito de muitas peças pequenas e delicadas que podem sofrer com os movimentos do usuário durante a noite. O ideal é retirá-lo não apenas durante o sono, mas também quando for tomar banho, cortar o cabelo, passar algum spray e outras situações em que o dispositivo possa ser danificado.

Conclusão

Por fim, é importante o uso do aparelho auditivo durante o dia, assim você melhora a sua comunicação e a vida social, além de afastar a possibilidade de desenvolver problemas decorrentes da surdez, como depressão e demência. Entretanto, quando consideramos a maioria dos dispositivos, o uso durante o sono não é recomendado, pois pode tanto ferir seu ouvido como deteriorar a qualidade do seu aparelho.