Porque Produzimos Cera no Ouvido e Para que Serve?

A cera de ouvido, também chamado cerume ou cerúmen, é uma secreção produzida pelas glândulas sebáceas que fazem parte da região mais externa do canal auditivo. Caso já tenha sentido o ouvido tampado ou algum abafamento dos sons, muito provável que ela seja a culpada. Mas, afinal de contas, para que ela serve?

Qual é a  função da cera de ouvido?

Apesar da textura pegajosa e escura, não se trata de uma impureza. Na verdade, a cera de ouvido é uma forma de proteção natural. A secreção cobre a fina pele do canal auditivo e assim consegue reter poeira e detritos, impedindo-os de causar danos ao tímpano. Além disso, tem como uso função limpar e lubrificar o canal.

Para a maioria das pessoas, a cera é expelida naturalmente quando produzida em excesso. Por isso não é recomendado o uso de cotonetes, pois além de remover uma camada protetora do ouvido, ainda empurra o cerume para dentro e ainda pode causar uma perfuração no tímpano.

Rolha de cera

Em certos casos, é possível que ocorra um acúmulo de cera no canal auditivo formando um tampão. Em muitas pessoas o problema reside em uma diferença na anatomia, em que os condutos auditivos são mais estreitos e tortuosos, o que dificulta a eliminação natural da cera.

O tampão de cera costuma provocar uma sensação de entupimento no ouvido e leva a diminuição da capacidade auditiva. Nesses casos, a melhor maneira de evitar que ocorra é deixar de usar hastes flexíveis ou qualquer instrumento que empurre a cera para a camada mais interna do ouvido.

O acúmulo de cera em crianças

Pode ser difícil identificar o acúmulo de cera em crianças ou alguma perda auditiva devido ao cerume. O ideal é prestar atenção em seu comportamento: caso esteja falando alto, pedindo para aumentar o volume dos aparelhos eletrônicos e pedindo constantemente para repetir frases, é possível que esteja com dificuldade em ouvir. Também é importante pedir para um médico checar o canal auditivo sempre que possível. Caso necessário, procure um otorrinolaringologista.

Como limpar o ouvido

A limpeza do ouvido deve ser limitada a parte externa, no pavilhão auditivo, com uma toalha, dedos ou algodão. Caso esteja experienciando um excesso de cera no ouvido, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista, que irá remover através de um processo de lavagem adequado ao seu caso.

Importante: não tente inserir soluções caseiras indicadas por pessoas sem conhecimento do assunto, pois além de não ajudar, pode levar a danificar sua audição.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.