aparelho auditivo moderno

A importância de usar os dois lados do aparelho auditivo

A audição é um dos cincos sentidos humanos responsável pela captação dos sons ambientais e da fala que influenciam diretamente na comunicação, bem como no equilíbrio de todo nosso corpo.

Quando há privação desse sentido, o corpo humano tende a não funcionar adequadamente.

Uma pessoa pode ter algum grau de perda auditiva em ambos os ouvidos ou apenas em um lado.  Por isso, é super importante o acompanhamento semestral ou anual com os especialistas em audição, o médico Otorrinolaringologista e o Fonoaudiólogo, a fim de realizar exames periódicos.

Nos exames, caso seja encontrado alguma alteração em ambos os ouvidos, o Fonoaudiólogo capacitado irá recomendar o uso de dois aparelhos, mas caso haja alteração em um dos lados é indicado o uso de apenas um. Para isso, é importante uma avaliação mais especifica, a fim de realizar a adaptação correta.

Quando o paciente utiliza dois aparelhos ele terá as seguintes vantagens:

  • Uma melhor compreensão
  • Terá um campo maior de audição
  • Os sons externos/ruídos serão diminuídos
  • Menos stress
  • Localização sonora mais eficiente
  • Qualidade sonora de som mais suave
  • Habilidade auditiva permanece ativa

Por que guardar o aparelho auditivo no desumidificador?

Uns dos cuidados que o usuário de aparelhos auditivos tem que ter é quanto a higienização. Os agentes que interferem no mau funcionamento dos aparelhos são, muitas das vezes, o excesso de cera, a transpiração normal do corpo que são absorvidos pelos aparelhos durante o uso contínuo e diário.

Pensando nesses agentes, é recomendado que quando o paciente não estiver utilizando os aparelhos, deve-se deixá-los guardados dentro de um pote que contém as microcápsulas de sílica, pois elas fazem o papel de absorver as moléculas de água que são expelidas através do suor.

A vida útil desse tipo de desumidificador é de no máximo 6 meses, mas pode variar de acordo com a umidade do local, após esse tempo, é recomendado fazer a troca das microcápsulas. Isso evita a corrosão do circuito interno dos aparelhos, bem como ajuda na qualidade sonora e estende a vida útil deles

Outra opção é o Desumificador Eletrico que esteriliza e tira a umidade eliminando todas as bactérias que podem estar presente nos aparelhos auditivos. Sendo mais eficaz, agindo em 30 minutos para fazer todo o processo de esterilização.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.