Perda Auditiva Pode Causar Tonturas

Muitas pessoas apresentam problemas de tontura ou vertigem, ou seja, sensação de desequilíbrio. Apesar de os dois termos representarem sensações distintas, a presença de ambos pode sinalizar a existência de um problema maior. Uma das possíveis causas está relacionada a perda auditiva. Mas, afinal, qual a relação?

Qual relação entre a perda auditiva e tontura?

A relação entre os dois se dá por uma questão anatômica. O ouvido tem duas distintas funções, estas que são audição e equilíbrio. A parte mais interna do ouvido é a cóclea, responsável pela audição. Ela está no mesmo espaço onde a estrutura responsável pelo equilíbrio se localiza, o labirinto. Por conta disso, quando uma doença ataca esta estrutura, o resultado é um efeito tanto na audição quanto no equilíbrio.

Mesmo uma variação nos níveis hormonais, de glicose, insulina podem afetar o ouvido interno. Efeitos de estresse e alterações vasculares também. Como consequência, todas essas alterações nos mecanismos que promovem a homeostase podem causar perda auditiva, tontura e zumbido.

Entenda a tontura e vertigem

É importante entender o que é cada uma das duas sensações e qual a diferença entre elas. A tontura é uma sensação comum, se trata de uma perturbação na orientação espacial, sem a sensação de movimento. Pode ocorrer devido a uma alteração no fluido encontrado no ouvido interno, por uma mudança fisiológica ou pressão no nervo do equilíbrio. Qualquer alteração desse tipo pode causar zumbido ou perda da audição.

Já a vertigem pode ser entendida como uma sensação falsa de movimento, principalmente de rotação. É resultado de uma condição no ouvido interno. Pode causar vômitos e náusea, mas o padrão e o tipo de sintomas dependem das funções afetadas do ouvido interno.

Vertigem central

Porém, é importante pontuar que a sensação de tontura não necessariamente está conectada com o ouvido interno. Um exemplo disso é a condição chamada vertigem central, resultado de um problema no cérebro e estruturas contíguas. Apesar de ser raro, está relacionado a problemas mais sérios, como enxaqueca, infecção, tumor ou uma doença degenerativa.

Outros sintomas

A tontura é uma sensação que indica a existência alguma alteração no funcionamento do corpo, mas não necessariamente significa uma doença grave. Mesmo assim, não deve ser desconsiderada.

Caso você esta apresentando sensações de tontura de forma recorrente, é importante notar se outros sintomas estão acompanhando, como vertigem, desorientação, zumbido e perda auditiva. Para o melhor tratamento, procure um médico otorrinolaringologista quanto antes, para assim ter um diagnóstico correto.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.