Perda Auditiva

A perda auditiva não tratada pode levar a sérios problemas de saúde

Quanto mais rápido você agir contra os problemas de audição, mais rápido irá recuperar sua acuidade auditiva, consequentemente melhorando a sua rotina de trabalho, estudo e até mesmo o seu relacionamento com as pessoas.

Leia abaixo as principais situações que ocorrem com a perda auditiva quando não é tratada

Deficiência sensorial – Quando você não consegue ouvir o que está acontecendo ao seu redor, sua acuidade mental fica comprometida. Isso se deve à diminuição da estimulação auditiva, fenômeno que pode interferir na capacidade do cérebro de processar sons e reconhecer palavras. O cérebro não faz a ginástica de que precisa.

Declínio mental – Estudos mostram de forma consistente os efeitos negativos da perda auditiva no desenvolvimento social, estado psicológico e desempenho cognitivo. Problemas auditivos podem levar ao declínio cognitivo e ao fenômeno da demência.

Isolamento social – Manter uma conversa quando você tem uma perda auditiva requer muito mais energia que muitas vezes faz com que as pessoas envolvidas evitem as interações. Se a perda auditiva não for tratada, pode promover o isolamento e até levar à depressão.

Você reconhece esses sintomas?

  • Insegurança sentida ao ar livre causada pela incapacidade de identificar a origem dos sons
  • Sensação de solidão e sinais de depressão
  • Aumento da fadiga e necessidade de descanso após interações sociais ou de trabalho
  • Dificuldade em seguir ou participar de conversas
  • Degradação da qualidade de vida devido à perda auditiva

Os problemas auditivos têm impacto não só na vida da pessoa que sofre com ela, mas também na vida dos familiares e amigos. Se você notar esses sinais em sua vida ou na de um ente querido, marque imediatamente uma consulta em uma de nossas clínicas.

Quero tratar a perda de audição, o que devo fazer?

  • Agendar uma consulta em uma de nossas clinicas
  • Realizar o exame de audiometria, porque através dele saberemos qual o modelo de aparelho auditivo você deve usar
  • IMPORTANTE: nunca use amplificadores de som, entenda porque nesse artigo sobre aparelho auditivo e amplificadores de som.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.