O zumbido pode se manifestar como um sintoma agudo que dura apenas alguns dias, ou um sintoma crônico ou recorrente que dura semanas, meses ou anos. Muitas vezes é descrito como um zumbido nos ouvidos, mas também é relatado por pessoas que sofrem como: assobio, rugido, chiado, entre outros nomes.
Cerca de mais de 20% da população brasileira, sofrem com zumbido e a grande maioria são os idosos.
Como o zumbido é um efeito colateral de uma condição subjacente, identificar o problema pode levar a uma solução médica ou cirúrgica, caso a pessoa não procure um tratamento o mais rápido possível. As taxas de cura para o zumbido pulsátil são bastante altas uma vez que o problema tenha sido identificado. Infelizmente, em muitos casos, a causa exata do zumbido não pode ser identificada ou o tratamento não é possível. No entanto, os sintomas podem ser tratados com o uso de aparelho auditivo.
Milhões de pessoas sofrem com zumbido, principalmente pessoas que moram ou trabalham em grandes cidades.
O que esperar durante uma avaliação do zumbido
- Identifique a causa subjacente de seus sintomas de zumbido.
- Determine se o seu zumbido é subjetivo ou objetivo.
- Avalie como seu zumbido está afetando sua recepção de fala .
- Avalie se você está com hiperacusia (sensibilidade ao som).
- Identifique a frequência e o volume do som que você está ouvindo.
- O zumbido é um sintoma de uma ampla gama de condições de saúde e, ocasionalmente, pode indicar um problema mais sério que precisa de atenção médica profissional. É por isso que tentar identificar uma causa é importante, mesmo que não seja possível.
O zumbido subjetivo – ou seja, zumbido que só você pode ouvir – é muito mais comum e muitas vezes é causado por medicamentos ototóxicos ou uma das muitas condições audiológicas, neurológicas, metabólicas e psicológicas. O zumbido objetivo é muito mais raro e muitas vezes está ligado a problemas vasculares ou neurológicos subjacentes.
Se pudermos determinar um diagnóstico e abordar a condição que causa seu zumbido, também poderemos tratar essa condição e aliviar seus sintomas. Se não conseguirmos identificar uma causa específica do seu zumbido, recomendamos outras opções de tratamento .
Durante uma avaliação do zumbido, um fonoaudiólogo administrará:
- Uma entrevista escrita e verbal em profundidade.
- Um exame físico completo do seu sistema auditivo.
- Um teste de audiometria de tom puro e frequência alta.
- Recepção de fala e testes de reconhecimento de palavras.
- Um teste de emissões otoacústicas.
- Testes, estudos e avaliações adicionais.
Não espere o zumbido piorar e afetar inclusive a sua vida social, agende uma consulta com a Auditif.