Mitos relacionados ao zumbido

O zumbido é uma das reclamações mais comuns quando se trata a problemas relacionados a audição. E, com isso, muitas ideias errôneas são disseminadas sobre o assunto, propagando a desinformação. Por isso, foram selecionados cinco mitos mais populares e sua devida explicação de porque não se trata da verdade.

Não há nada que possa ser feito sobre o zumbido

Mito. Muitas pessoas acreditam que o zumbido não tem solução. E, apesar de não existir um remédio próprio para eliminar zumbidos, existem opções que podem atenuar o problema. O primeiro passo é identificar a origem do zumbido, para assim obter o tratamento correto. Exercícios de relaxamento, terapia de sons para zumbido e proteção para os ouvidos são algumas das alternativas possíveis para solucionar a questão.

Zumbido só se manifesta em pessoas com perda auditiva

Zumbido pode ser um sinal de perda auditiva, entretanto, isso não quer dizer que todas as pessoas que possuem o problema tem alguma perda na audição. Pelo contrário, o zumbido pode ter diversos motivos, como doenças, sons altos e repentinos e até mesmo alguns medicamentos. Por isso, é importante investigar a causa e assim evitar que esta se desenvolva ou piore.

Aparelhos auditivos e o zumbido?

Muitas pessoas acreditam que os aparelhos auditivos apenas servem para problemas com a perda auditiva. No entanto, estes são uma das melhores opções para combater o zumbido. As novas tecnologias dos aparelhos auditivos para zumbido, permitem filtrar sons, ampliar sons fracos, alterar o limite de captação máxima do som e corrigir barulhos produzidos internamente.

O zumbido é um problema mental?

O zumbido é um problema perceptível apenas pela própria pessoa, mas isso não faz dele menos real. É uma condição com diversos graus que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Mesmo sendo uma experiência pessoal, isso não invalida o problema.

O zumbido é temporário?

Muitas pessoas que sofrem com o problema não fazem nada a respeito acreditando que ele irá desaparecer naturalmente. Entretanto, o zumbido pode ser um sintoma de um problema mais grave, sendo importante sempre investigar a sua causa. Alguns possíveis motivos são:

  • Perda auditiva;
  • Infecção no ouvido;
  • Ingestão de medicamentos ototóxico;
  • Trauma no pescoço ou cabeça;
  • Lesão na cóclea que leva a um mau funcionamento do ouvido interno;
  • Em algumas destas causas o zumbido só irá desaparecer quando o problema for resolvido. Por isso, é importante procurar um médico para obter um diagnóstico apropriado e um tratamento eficiente.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.