Labirintite e Zumbido no Ouvido

Labirintite é o nome dado para problemas que ocorrem no labirinto, uma estrutura que faz parte da orelha interna, esta que atua tanto na audição quanto no equilíbrio. Por isso, muitas pessoas associam a doença a tonturas e vertigens, porém, apesar de não está incorreto, outro sintoma bastante comum são os que afetam a audição.

O que é a labirintite

O labirinto é uma estrutura cuja função é captar, transformar e, por fim, transmitir o estímulo sonoro do ambiente diretamente para o cérebro. Além disso, capturam os movimentos da cabeça e do corpo para promover o equilíbrio e estabilizar as imagens que vemos. Por isso, quando existe alguma inflamação na área, o cérebro recebe sinais confusos, provocando tonturas, náuseas e vertigens.

O que causa a labirintite

A labirintite pode ter diversas causas, podendo ser resultado de inflamações, infecções, doenças neurológicas, alterações genéticas e compressões. O mais comum é que seja resultado de alguma doença infecciosa, como gripes e resfriados, ou em inflamações do ouvido, como otites e sinusite. Também pode ser desencadeada por fatores emocionais, como estresse, depressão ou ansiedade.

Geralmente, a labirintite pode voltar através de crises esporádicas com sintomas intensos e repentinos, mas que duram um curto período. Além disso, é importante ter cuidado com a alimentação, pois alguns alimentos pioram a labirintite de maneira direta ou indireta. Por isso, é necessário ter cuidado com o uso exacerbado de açúcar, café, farinha branca, bebidas alcoólicas, alimentos muito salgados, entre outros.

A labirintite e os problemas auditivos

Como o labirinto, a área atingida pela labirintite, está localizado na orelha interna, sua função também está relacionada ao processo de audição. Assim, com a inflamação desta área, é possível ter sintomas auditivos, sendo os mais comuns a ocorrência de zumbido e a sensação de ouvido entupido. Porém, pode causar perda auditiva, principalmente se a labirintite for causada por uma infecção bacteriana, esta que pode levar a danos permanentes.

Tratamentos para a labirintite

O tratamento só pode ser indicado após o médico descobrir quais as causas da labirintite. Conforme o seu tipo de problema, será prescrito medicamentos para sanar os sintomas e serão passadas orientações para diminuir a incidência da doença, como uma dieta mais saudável e evitar locais lotados.
A labirintite pode causar problemas permanentes, como tontura crônica, zumbido e perda auditiva. Portanto, caso esteja sentindo náuseas, vertigem, desequilíbrio e diminuição da audição, procure um médico otorrinolaringologista para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.