A Auditif separou algumas dicas para ajudar na adaptação de quem irá começar a usar aparelho auditivo, seja para quem já é surdo ou para quem está perdendo a audição, seja ela, parcial ou total.

A perda auditiva é um processo gradual que geralmente ocorre ao passar dos anos, em alguns casos não percebemos o declínio que ocorre com nossa audição, e muitas vezes só damos por conta dessa perda com o avançar da idade, por isso é importante ficar atento aos sinais da perda auditiva.

Dúvidas sobre o aparelho – Tire todas as suas dúvidas sobre como usar o aparelho auditivo, os cuidados que deve ter com o aparelho etc. Obs: nossos profissionais estarão sempre a disposição para te ajudar nesse processo de adaptação.

Dê tempo aos seus ouvidos – para que eles possam se ajustarem ao aparelho, seja paciente nesse processo de adaptação.

Algumas pessoas acabam ficando confusas quando iniciam o uso do aparelho, isso ocorre porque a pessoa começa ouvir diversos sons que até então ela não ouvia antes, ou deixou de ouvir, como por exemplo o som dos próprios passos da própria voz. Isso ocorre porque ouvimos com o nosso cérebro, então ele tem que reaprender a processar e interpretar todas essas novas informações sonoras que ele recebe, mas com o passar dos dias tudo volta a ficar normal.

Treine a audição em casa – Uma dica bacana é começar em casa, coloque o aparelho e converse com seus familiares ou amigos, ouça a música que você gosta, tente perceber cada barulho diferente dentro de casa, como por exemplo, o som da tv, até mesmo o barulho do micro-ondas, pois vivemos com centenas de tipos de sons diariamente. Você treinando em casa irá se sentir mais seguro para usar o aparelho auditivo fora de casa.

Use os aparelhos auditivos com frequência – Um grande erro de quem começa a usar o aparelho é usá-lo somente quando for trabalhar ou conversar com alguém, como dito acima, você irá passar por um processo de adaptação e é muito importante usá-lo com total frequência, para que seus ouvidos acostumem com eles.
Use-os até mesmo quando estiver sozinho em casa, isso ajudará seu cérebro a se acostumar mais rápido.

Anote sua experiência – Outra dica é fazer anotações de como você está se sentindo e ouvindo durante o uso dos aparelhos, como escuta os barulhos, ou até mesmo algum sintoma como tontura por exemplo quanto está usando o aparelho.

Suas anotações serão importantes para o fonoaudiólogo, mesmo os aparelhos sendo personalizados conforme o grau de perda de audição de cada um e conforme o seu relato, ele irá ajustar o seu aparelho.

Cuide bem dos aparelhos – Agora eles fazem parte da sua vida e é preciso cuidar bem deles, guarde seus aparelhos auditivos de maneira organizada dentro do desumidificador antes de ir dormir, também é importante realizar a limpeza diariamente para evitar entupimento de cera.

Não tenha vergonha – Sim, muitas pessoas deixam de usar o aparelho auditivo por vergonha, porém nossos modelos de aparelhos auditivos são praticamente invisíveis com opções de cores e moldados conforme a orelha de cada paciente.

Esperamos ter ajudado com essas dicas!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.