Dicas para Atividade Física com Aparelhos Auditivos

Atividade física e aparelhos auditivos para algumas pessoas podem não parecer uma boa combinação, devido ao suor causado durante os exercícios, essa questão pode levar muitos a desistirem da ideia. Entretanto, isso não significa que é verdade. Os aparelhos modernos foram construídos para auxiliar a sua vida, o que inclui ginástica e esportes, sendo apenas necessário alguns cuidados.

Os aparelhos auditivos atuais são muito mais robustos do que os de antigamente, além de serem resistentes a poeira e a umidade. Assim, ao criar uma rotina de cuidados após o exercício, é possível fazer (quase) qualquer atividade física. Vale dizer que é preciso retirar o aparelho caso vá fazer natação e é necessário evitar atividades que envolvam água. Mas utilizar o aparelho durante o seu treino pode ser muito mais seguro e divertido, evitando acidentes e facilitando a comunicação com as pessoas em sua volta.

Uma das formas de manter o seu aparelho auditivo íntegro durante o exercício é ter cuidado com o excesso de suor. Mesmo sendo resistente a água, isso não o impede de ocorrer corrosão ou proliferação de bactérias. Mas existe uma solução: utilizar uma testeira pode reduzir a exposição a umidade. Caso tenha medo de perder o aparelho durante o exercício, prendedores podem ser uma ótima solução.

Também é indicado uma visita ao seu médico de forma a receber uma orientação sobre qual atividade física escolher, e assim evitar acidentes ou uma piora no seu tratamento. Revisões periódicas no aparelho é uma boa opção para garantir um bom uso. É recomendado uma avaliação quinzenal inicialmente, depois mensal e assim por diante.

Para manter a qualidade do seu aparelho, é imprescindível uma rotina de cuidados após o exercício físico. Esta não precisa ser complicada, vamos te ajudar com algumas dicas:

  • Limpe o seu aparelho auditivo, tirando todo o suor e cera;
  • Dê um tempo para o seu aparelho secar após uma atividade que gerou muito suor;
  • Tome banho antes de colocar o aparelho de volta;
  • Invista em um desumidificador de aparelho auditivo, além de retirar a umidade e limpar, o equipamento é uma boa opção para guardar o aparelho durante o sono.

Atividades físicas são ótimas para a saúde de modo geral e o aparelho auditivo não pode ser um impedimento para fazê-las. Com os cuidados corretos e um acompanhamento profissional, o exercício pode ser feito de uma forma segura e divertida. Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao seu médico.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.