Criança e Adolescente Sofrem Com Zumbido?

É muito comum associarem a condição do zumbido a terceira idade ou a pessoas que frequentam lugares barulhentos. Mas a verdade é que o barulho incômodo em um ou ambos os ouvidos é tão comum em crianças quanto em adultos. A diferença é que os menores tendem a não notificar os pais do que estão sentindo, seja por acreditarem que ouvir o ruído é algo normal ou por pensarem que isso não tem relevância e não precisa ser comunicado.

O que causa zumbido (ruído) no ouvido da criança?

Geralmente, o zumbido em crianças não é o resultado de uma doença subjacente. É possível que esteja associada ao acúmulo de cera de ouvido ou até mesmo cola. Também pode ser o resultado de uma perda auditiva ou uma resposta a exposição prolongada a barulhos altos.

Sinais de que o seu filho está sofrendo com o zumbido

Crianças tendem a ter dificuldade de expressar suas reclamações, por isso os sinais de zumbido são muito sutis. Os pequenos não sabem explicar muito bem o que está acontecendo, a não ser que seja perguntado diretamente pelos pais ou responsáveis. A criança com zumbido pode parecer distraída ou mesmo ansiosa, o que afeta tanto a saúde quanto o comportamento, dentro e fora da escola.

O que os pais devem fazer

Se seu filho reclamou de algum ruído constante em um ou nos dois ouvidos, ou caso você suspeite que seu filho pode estar sofrendo com o zumbido, o indicado é procurar um médico, antes que o problema possa ser agravado.

Apenas a explicação da condição a criança pode ter um ótimo resultado, pois ela se sente compreendida e acolhida. Mas também o uso de estratégias para lidar com o som ou com a ansiedade provocada pelo ruído podem ser utilizadas, assim como acompanhamento psicológico.

Entenda o que zumbido

O zumbido, ou tinnitus, é uma condição que afeta um ou ambos os ouvidos em que se ouve um ruído não produzido por fontes externas. Pode ser um som similar a um apito, chiado, cigarra, clique, estalo ou cachoeira. Normalmente, é um som ouvido apenas pelo paciente, sendo que alguns percebem apenas quando está em silêncio, enquanto outros ouvem o dia inteiro.

Geralmente é associado a danos no interior do ouvido ou mesmo a perda auditiva, mas como é considerado um sintoma e não uma doença, possui um leque de possíveis causas. Pode ser resultado de algum problema no sistema auditivo ou não, como, por exemplo, desvio de coluna, diabetes, consumo exagerado de café, entre outros.

Leia nosso artigo completo se deseja saber se o zumbido é permanente e quais tratamentos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.